Santa Catarina tem pelo menos 222 cidades afetadas pela estiagem.

Boletim hídrico do Estado fez um levantamento em 270 municípios.

Santa Catarina tem pelo menos 222 cidades afetadas pela estiagem.
A falta de chuva em Santa Catarina tem causado impacto no abastecimento. Um boletim divulgado pelo Governo do Estado aponta que pelo menos 222 cidades apresentam problemas devido à situação de estiagem prolongada. O estudo fez um levantamento em 270 municípios catarinenses.

O Boletim Hidrometeorológico Integrado também revela as condições do abastecimento urbano em cada cidade. Conforme os dados da última quinzena, Santa Catarina tem 50% das cidades em estado de atenção, 21% em alerta e 11% crítico. Trinta município estão com a situação preocupante, muitos deles já realizando a captação de água em manancial auxiliar.

O levantamento também analisa a distribuição da chuva no estado e traz a previsão para os próximos 15 dias. Não há prognóstico de chuva suficiente para normalizar o abastecimento a curto prazo, conforme o boletim. Sendo assim, a estiagem prolongada deve continuar em Santa Catarina.

A gerente de Fiscalização da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), Luiza Burgardt, lembra que Santa Catarina está há quase um ano com precipitações abaixo da média.

- É por isso que todos os órgãos envolvidos neste Boletim Integrado, junto com os prestadores de serviços, estão alinhados com um único objetivo: mitigar esses impactos no abastecimento público. Ainda mais em tempos de pandemia, onde a água está sendo um importante aliado para o combate ao novo coronavírus - explica.

Responsáveis pelo boletim, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e Defesa Civil de Santa Catarina reforçam a importância do uso consciente da água, para diminuir o consumo e garantir o abastecimento para todos os catarinenses.

 
 
 
Fonte: DC
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.