Operação Asfixia recolhe cerca de 60 moradores de rua em Chapecó

Condutores com mais de 50 anos precisam renovar CNH em prazo menor, argumenta Fernando Dueire, autor da proposta

Operação Asfixia recolhe cerca de 60 moradores de rua em Chapecó

Na manhã desta sexta-feira (16), Chapecó testemunhou a execução de mais uma fase da Operação Asfixia, uma ação integrada entre a Prefeitura e as Forças de Segurança, visando a abordagem e assistência a cerca de 60 pessoas em situação de rua. A operação mobilizou um amplo contingente de aproximadamente 80 profissionais, entre agentes das forças policiais e equipe da prefeitura, além do uso de 15 veículos e um helicóptero da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), cobrindo áreas estratégicas como o Centro, São Pedro, São Cristóvão, Santo Antônio, Esplanada, Efapi, e Presidente Médici.

Os indivíduos recolhidos foram direcionados ao Parque da Efapi, onde receberam avaliação e triagem por parte das equipes da Secretaria da Família e Proteção Social e da Secretaria de Saúde. Isabel Triervelier Machado, secretária da Família e Proteção Social, destacou o caráter positivo da ação, enfatizando seu objetivo de conferir dignidade a essas pessoas. A operação resultou no encaminhamento de dez indivíduos para Comunidades Terapêuticas e seis para clínicas de tratamento. Outros receberão suporte para inserção no mercado de trabalho ou para o retorno ao convívio familiar, especialmente aqueles oriundos de outros estados ou municípios.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, ressaltou a abrangência da operação, que não se limita à retirada dessas pessoas das ruas, mas oferece acompanhamento médico, psicológico, oportunidades de tratamento, emprego e reintegração familiar. "A rua não é mais opção aqui em Chapecó", afirmou Rodrigues, apontando para a ação como uma resposta a múltiplas questões, incluindo segurança pública, saúde pública, consumo de drogas e impacto social nas famílias dos usuários.

Clóvis Ari Leuze, diretor de Segurança Pública de Chapecó, e Márcio Bueno, presidente do Conselho de Segurança do Município, também destacaram os benefícios das operações integradas na melhoria da segurança e na redução da presença de pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas e semáforos da cidade.

A Operação Asfixia, que teve início no ano passado, tem contado com a participação efetiva de várias forças, incluindo a Polícia Militar, Polícia Civil, SAER, Polícia Científica, Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, e a Guarda Municipal, mostrando um esforço coletivo na busca por soluções que atendam às necessidades dessa parcela da população, ao mesmo tempo em que se endereçam questões de ordem pública e social.

 
 
 
Fonte: Jornal a Razão
 
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.