Campanha Nosso Parque quer evitar incêndios florestais em Santa Catarina.

Instituto do Meio Ambiente lança campanha em conjunto com comunidades dos entornos dos locais.

Campanha Nosso Parque quer evitar incêndios florestais em Santa Catarina.
O Instituto de Meio Ambiente (IMA) lança a campanha Nosso Parque. O objetivo é prevenir incêndios em vegetações, principalmente em locais que conservam a biodiversidade catarinense.

É o caso do Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, onde há dias o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina trabalha para conter focos de incêndios. De janeiro a abril deste ano, 163 hectares do local foram destruídos pelo fogo. A coordenadora do Parque, Adriana Nunes, explica a iniciativa:

— A ideia surgiu em uma reunião com a comunidade. A gente pede que as pessoas sejam parceiras, pequenas atitudes podem levar à maior conscientização.

Nessa campanha, o IMA atua em conjunto à comunidade dos entornos dos Parques e busca  adesão de toda a sociedade catarinense. Ações simples podem ser fundamentais para evitar novos incêndios e mais destruição da natureza. 

Alguns exemplos do que não se deve fazer:
- Churrasco no chão;
- Acampamentos;
- Fogueiras;
- Jogar bituca de cigarro no chão ou na restinga;
- Queimada de limpeza;
- Celebração religiosa com velas;
- Usar fogos de artifício;
- Soltar Balão de São João.
 
A campanha é divulgada nas redes sociais do IMA e das entidades parceiras. Em breve, um e-book será lançado com mais informações e dicas sobre combate a incêndios e o que NÃO FAZER em trilhas e passeios em meio à natureza.
Em Santa Catarina, houve 3.369 ocorrências de incêndio em vegetação entre o dia 1º de janeiro e 31 de maio de 2020, enquanto no mesmo período de 2019 foram 692 ocorrências. Os dados são do Corpo de Bombeiros. A estiagem deixa as vegetações mais secas e passíveis de incêndio.

Também em Florianópolis, os Bombeiros tambpem combatem desde o fim de semana focos no alto de um morro próximo aos bairros Saco Grande e Monte Verde, em local de difícil acesso.

 
 
 
Fonte: CBN/ NSC
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.