Atraso em censo adia planejamento da vacinação dos professores em SC.

Organização da campanha dos trabalhadores da educação depende do cadastramentos de todos municípios; veja o que falta para começar.

Atraso em censo adia planejamento da vacinação dos professores em SC.
O governador de SC, Carlos Moisés (PSL) anunciou nesta quinta-feira (13) a intenção de imunizar professores e outros trabalhadores da educação nesta fase de vacinação contra a Covid-19. Em reunião com o colegiado estadual, foram detalhados a ordem e a divisão dos grupos. No entanto, ainda não foi definida a data de início.
Isso porque a SED (Secretaria de Educação de Santa Catarina) aguarda a finalização do cadastramento dos profissionais, realizado junto às prefeituras. O cadastro estava marcado para terminar na terça-feira (11), mas um município atrasou o envio de informações.
Por meio do censo escolar, a SED realiza o cadastro os trabalhadores de educação dos 295 municípios de Santa Catarina. Até esta quinta (13), apenas a Prefeitura de Joinville não havia encaminhada os dados necessários. A tabulação dos dados estava prevista para ser concluída na quarta.
Em nota, a Prefeitura de Joinville se manifestou sobre o assunto. De acordo com a manifestação, “a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Joinville está finalizando a compilação dos dados e enviará para o Governo Estadual ainda na noite desta quinta-feira (13).
Dentre outras coisas, o censo permitirá mapear os profissionais que atuam de forma presencial e remota, organizando o grupo conforme ordem de vulnerabilidade e idade. Também possibilitará saber quem já tomou o imunizante e quem faz parte do grupo com comorbidades.
Conforme a Secretaria de Estado da Educação, os dados darão o detalhamento necessário para a análise técnica e servirá como base para a distribuição das doses aos trabalhadores da educação. Por meio dele, a Secretaria de Saúde definirá o cronograma conforme a disponibilidade de doses.
A expectativa é que o grupo comece a ser vacinado na atual fase de imunização (terceira), paralelamente aos portadores de comorbidades. Entretanto não é descartada a inclusão na próxima etapa do PNI (Plano Nacional de Imunização) – que já prevê a vacinação do grupo.
 
Quase 200 mil profissionais
Segundo o Censo Escolar (Inep), a estimativa é que 195 mil professores e demais profissionais das instituições de ensino básico e superior poderão ser imunizados. Uma das justificativas da inclusão é manter o calendário presencial, detalha o secretário de Educação, Luiz Fernando Vampiro.
Terão prioridade os profissionais que atuam com crianças. Só para a imunização dos trabalhadores da educação infantil, serão necessárias cerca de 35 mil doses. Elas serão destinadas para os profissionais que atuam em creches e na pré-escola (crianças de 4 a 6 anos).
Quando a quantidade de doses for menor que a necessária, a SED prevê a possibilidade de subdivisão dos grupos por idade.
 
Plano de vacinação
 
1º grupo – Profissionais que atuam no atendimento presencial
Educação Infantil (professores e auxiliares);
Educação Especial;
Equipe técnica, administrativa e pedagógica (gestão, limpeza, alimentação, orientadores de convivência);
Ensino Fundamental (professor, segundo professor, auxiliares, intérpretes de Libras);
Ensino Médio (professor, segundo professor, auxiliares, intérpretes de Libras);
Ensino Superior.
 
2º grupo – Profissionais que atuam em Atividade Remota (A ordem seguirá as etapas de ensino da vacinação do 1º grupo)
Profissionais que são do Grupo de Risco para a Covid;
Profissionais que atuam em atividade remota, EAD ou similares.
 
 
 
Fonte: ND mais - notícia do dia
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.