Venezuela é o país com maior perda de florestas na região amazônica, diz ONG.

A ONG Clima21 advertiu que a Venezuela é, entre as nações amazônicas,

Venezuela é o país com maior perda de florestas na região amazônica, diz ONG.

A ONG Clima21 advertiu que a Venezuela é, entre as nações amazônicas, "o país com maior perda de florestas naturais em toda a região", à frente da Colômbia e Bolívia, os mais próximos neste indicador.

"Durante o período 2016-2021, especialmente nas florestas naturais, a Venezuela sofreu a maior velocidade de aumento no desaparecimento desse tipo de vegetação", revelou a ONG em seu relatório "Florestas em Desaparecimento: Desmatamento na Venezuela 2016-2021".

 

De acordo com a pesquisa, no período 2016-2020, a cobertura florestal do país caribenho sofreu uma diminuição de 157.307 hectares, o que equivale a "mais de três vezes a superfície da Área Metropolitana de Caracas".

A maior preocupação da nação caribenha, segundo o relatório, é "a velocidade com que aumentou essa perda" de espaços, que está relacionada ao fato de que nos últimos anos o desmatamento esteve orientado para "ecossistemas florestais naturais não intervencionados anteriormente".

 

Em comparação, entre 2001 e 2015 a floresta natural foi responsável por 19% de toda a perda florestal, enquanto no período 2016-2020 chegou a 35%, segundo o mesmo relatório.

Sobre as causas do desmatamento, a ONG destacou que as mais importantes são "a agricultura migratória, a obtenção de produtos básicos da floresta e os incêndios florestais".

Além disso, mencionou a "mineração em pequena escala" como uma das causas deste fenômeno, e frisou que, embora seus efeitos sejam difíceis de estimar, "medidas locais indicam que o país perdeu uma importante área florestal devido a essa atividade".

Diante dos resultados do relatório, a Clima21 instou o Estado venezuelano a estabelecer uma "política nacional abrangente para a conservação dos ecossistemas florestais", bem como a desenhar uma estratégia para a conservação da diversidade biológica e fortalecer as capacidades das instituições ambientais.

 

 

Fonte: NSC

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.