Vazamento de amônia em frigorífico deixa 16 funcionários feridos em SC.

Incidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (24) em uma empresa localizada em Xanxerê.

Vazamento de amônia em frigorífico deixa 16 funcionários feridos em SC.
Dezesseis funcionários de um frigorífico passaram mal e precisaram de atendimento hospitalar após acontecer um vazamento de amônia no setor de abate e corte da empresa localizada em Xanxerê, no Oeste Catarinense. O incidente aconteceu por volta das 9 horas desta sexta-feira (24).
O Corpo de Bombeiros Militar e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram foi acionado por volta das 9h30 para atender os diversos trabalhadores intoxicados, ao menos três em estado mais delicado. Segundo a Defesa Civil, 195 pessoas estavam no setor onde houve o vazamento, mas muitos conseguiram sair antes de inalar o produto.
As vítimas foram levadas para o Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê, por cinco ambulâncias públicas e privadas para atendimento médico. Ao ND+, hospital informou que até às 15h15 desta sexta-feira todas as vítimas — entre homens e mulheres — permaneciam sendo atendidas na unidade de saúde e em observação médica. São homens e mulheres.
Funcionários disseram ao site Lance Notícias que havia cheiro forte de amônia desde as primeiras horas da manhã.  Luciano Peri, coordenador da Defesa Civil na cidade, disse que houve um pequeno vazamento do produto em uma das tubulações que faz a distribuição no interior do frigorífico. “Foi uma pequena fissura. O pessoal foi verificar e encontrou o vazamento, aí começaram a fazer a evacuação”.
Peri acrescentou que não é possível calcular a quantidade de produto que vazou.  Três viaturas da Defesa Civil atuaram na ocorrência. “Fizemos o isolamento, a análise de risco do local para saber se não tinha mais vazamento e a liberação para o técnico da empresa fazer o trabalho deles”, completou Peri.
 
O que diz a empresa?
Em nota enviada ao ND+, a empresa esclareceu que se tratou de um pequeno vazamento de amônia e que a Equipe de Segurança do Trabalho tomou as providências para total evacuação dos colaboradores.
 
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O GRUPO BTZ informa que no dia 24/02/2023, às 9h30, ocorreu um pequeno vazamento de amônia, que foi prontamente controlado, em uma de suas unidades no município de Xanxerê/SC.
A Equipe de Segurança do Trabalho tomou as devidas providências para total evacuação dos colaboradores, contando com a Empresa Doctor Home (empresa parceira do Grupo BTZ), Corpo de bombeiros, Samu e Hospital Regional São Paulo para dar assistência aos colaboradores que estavam no local no momento do incidente.
O GRUPO BTZ fica à disposição para maiores esclarecimentos. 
 
O que é amônia?
A amônia, também conhecida como amoníaco, é uma molécula formada por um átomo de nitrogênio ligado a três de hidrogênio.  Quando em temperatura ambiente, a amônia é um gás incolor, tóxico e corrosivo quando há presença de umidade.  Esse gás é altamente perigoso no caso de inalação, além de ser inflamável.  Ele possui um odor bem característico.
 
Principais efeitos da inalação ou contato com amônia
Para as pessoas, a amônia é um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões. Dependendo do tempo e do nível de exposição podem ocorrer efeitos que vão de irritações leves a severas lesões corporais.
Caso seja inalada, a amônia pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas superiores. A ingestão causa náusea, vômitos e inchação nos lábios, boca e laringe. A amônia tem fórmula NH3 e é um gás muito tóxico.
 
 
 
 
Fonte: ND
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.