Sintraf pede distinção de taxas pagas por agroindústrias e ações de combate a estiagem.

Sintraf pede distinção de taxas pagas por agroindústrias e ações de combate a estiagem.
A bancada de deputados do Oeste cobra ações efetivas do governo estadual. Na terça-feira (18), a Fetraf e outras entidades e associações estiveram reunidas com o governador catarinense, Carlos Moisés da Silva, com o mesmo objetivo de solicitar auxílio aos agricultores do Oeste e Extremo Oeste. O governador informou que enviará, na próxima semana, um Projeto de Lei para destinar R$ 100 milhões ao enfrentamento da crise hídrica e também uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para facilitar a transferência de recursos aos municípios, por meio de repasses fundo a fundo.

O presidente do Sintraf de São José do Cedro e Princesa, Arnélio Nadin, disse que o governador tem anunciado diversos auxílios ao setor, mas nenhum destes chegam realmente ao Extremo Oeste. Por isso, as lideranças intensificaram a cobrança com objetivo de conseguir, entre os pedidos hídricos, o incentivo a perfuração de poços artesianos, além da ampliação do troca-troca de sementes que também é oferecida através de grandes cooperativas.

No encontro de terça (18), também foi debatido sobre as taxas ambientais, e o presidente do Sintraf destacou que necessita haver uma distinção nos valores cobrados de pequenas e de grandes agroindústrias catarinenses, sendo que muitas vezes os altos custos inviabilizam o desenvolvimento dos projetos dos agricultores.

O presidente do Sintraf de São José do Cedro e Princesa, Arnélio Nadin, lembrou ainda que enquanto no executivo estadual a então governadora interina, Daniela Reinehr, deixou de desenvolver muitos auxílios aos agricultores. Arnélio comentou que a instabilidade política prejudicava o setor, mas com a volta do governador, Carlos Moisés, ao cargo, trouxe mais segurança para a agricultura, além disso, ele está mais aberto ao diálogo para tratar sobre os problemas do setor.

 
 
Fonte(s): Peterson Paul/Secom
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.