SC expandirá distribuição de Gás Natural para 18 cidades até 2026; veja quais.

SCGás prevê um investimento de R$ 665 milhões para aumentar mais 664 km de tubulação totalizando 87 cidades com acesso ao Gás Natural.

SC expandirá distribuição de Gás Natural para 18 cidades até 2026; veja quais.
SC deve totalizar 87 cidades com acesso ao Gás Natural – Foto: SCGás/Divulgação.
A SCGás (Companhia de Gás de Santa Catarina) anunciou recentemente que aumentará a sua capacidade de distribuição. Como resultado, o combustível ficará ainda mais barato a partir de 2023 e 18 cidades catarinenses receberão rede de distribuição de Gás Natural até 2026.
Atualmente, 69 dos 295 municípios catarinenses contam com a presença da rede. Dessa forma, a companhia prevê um investimento de R$ 665 milhões para aumentar mais 664 km de tubulação totalizando 87 cidades com acesso à fonte de energia limpa, ou seja,
 
Veja quais cidades serão beneficiadas:
Gravatal;
Capivari de Baixo;
Mafra;
Guabiruba;
Canoinhas;
Santa Cecília;
Campos Novos;
Garuva;
Caçador;
Videira;
Otacílio Costa;
Siderópolis;
Capão Alto;
Xanxerê;
Botuverá;
Camboriú;
Joaçaba;
Vargem Bonita.
 
Gás natural mais barato em SC
O diretor presidente da distribuidora, Willian Lehmkuhl, afirma que a perspectiva de redução será refletiva nos próximos reajustes tarifários.
“Temos certezas de que, a partir de janeiro [de 2023], o preço será decrescente, e isso já está contratado”, complementa.
Os contratos para aquisição do Gás Natural por meio da SCGás seguem um regramento que leva em consideração as variações de cotação do Petróleo tipo Brent e do câmbio.
Ainda de acordo com a companhia, o custo de aquisição de um dos contratos está fixado a 17% do Brent ao longo de 2022. Já em janeiro de 2023, a previsão é que haja uma queda para 14%, que precede um percentual de 11% do Brent para 2024.
a SCGás concluiu a contratação da capacidade firme de saída de Gás Natural, resultante de uma chama pública da TBG (Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil).
Assim como o aumento na pressão do Gás que eleva o volume de entrego do insumo através da ampliação da Estação de Compressão de Biguaçu, na Grande Florianópolis.
Como resultado, o objetivo é incrementar a capacidade em 77% para o trecho Sul do Gasbol. A TBG também apresentou para a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) uma proposta técnica que prevê a entrega de capacidade adicional no trecho sul do gasoduto a partir de janeiro de 2024.

 
 
 
 
 
Fonte: ND +
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.