Santa Catarina se torna referência no combate à brucelose e tuberculose.

Santa Catarina se torna referência no combate à brucelose e tuberculose.

O gestor regional de defesa agropecuária da CIDASC de São Miguel do Oeste, Ody Gonçalves, avalia que o programa é importante principalmente para a saúde da população. Conforme ele, o Estado realizou há algum tempo um inquérito para investigar os focos das doenças. De acordo com Gonçalves, o resultado mostra que Santa Catarina possui o menor índice de doenças nos rebanhos, ficando abaixo de 1%. Ody Gonçalves salienta que na unidade de Itapiranga, que abrange também os municípios de São João do Oeste e Tunápolis, foram mapeados 40 focos de brucelose e tuberculose. Ele ressalta que se a doença for constatada através de exames, as medidas de saneamento precisam ser tomadas, e os animais eliminados.

O processo é contínuo. De acordo com o gestor regional da CIDASC, Ody Gonçalves, Santa Catarina se tornou referência, pois é um dos únicos estados do país que faz o pagamento de indenização ao produtor rural se o exame for positivado Ele ressalta que o pagamento é efetuado pelo Fundesa - Fundo da Secretaria de Agricultura específico para indenizações. Ody Gonçalves chama a atenção que por determinação legal, tem direito à indenização os produtores que cumprirem a legislação sanitária, como emissão de GTA, identificar os animais até os seis meses de vida através de brinco e realizar prestação de contas.

Conforme o gestor regional da CIDASC, 2020 foi um ano de grandes evoluções. Segundo ele, os pagamentos de indenizações eram inicialmente feitos de seis em seis meses ou até em oito meses entre um pagamento e outro, descapitalizando o produtor enquanto a propriedade era saneada. De acordo com Gonçalves, esse espaço de tempo foi diminuído, e as indenizações passaram agora a serem feitas de mês em mês. Ele chama a atenção que a certificação se tornou um grande diferencial da unidade veterinária de Itapiranga. Ody Gonçalves observa que cerca de 20 % das propriedades do Estado que estão certificadas, pertencem à unidade de Itapiranga.

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.