Professores decidem em Assembleia Estadual suspender greve

greve estava marcada para quinta feira dia 18

Professores decidem em Assembleia Estadual suspender greve
 

Em Assembleia Estadual realizada de forma virtual na noite desta terça-feira, 16, a maioria dos professores optaram por suspender a greve que estava marcada para ter início nesta quinta-feira, 18, data de reinicio das aulas presenciais na rede estadual de ensino.

De acordo com uma nota divulgada pelo Sinte, nova Assembleia Estadual foi aprovada para ser realizada no próximo dia 8 de março, quando será realizado Dia Internacional das Mulheres e Nacional de Luta em Defesa da Vida e da Educação Pública o, chamado pela CNTE.

O Coordenador Estadual do SINTE-SC destacou que a exigência da Executiva Estadual é para que o governo do Estado agilize a vacinação de toda a população catarinense, principalmente, diante do agravamento da pandemia de Covid-19. Conforme o professor Luiz Carlos Vieira, “o nosso trabalho sindical será intensificado, buscando, cada vez mais, a unificação, dialogando com toda a categoria, e reafirmando nosso posicionamento para o governo do Estado. Nós defendemos, sim, a vida”. O Coordenador Estadual afirmou também que “dia oito de março será quando o Sindicato terá realmente o quadro desta construção, com denúncias de todas as Regionais. O SINTE não ficou parado, durante todos esses meses de pandemia, e intensificaremos as nossas lutas”.

A Assembleia Estadual Virtual do SINTE-SC também reforçou o que a Executiva Estadual tem defendido tanto, que é a posição contrária às aulas presenciais, em razão da pandemia de Covid-19 em ascensão, em Santa Catarina. Neste sentido, o SINTE-SC encaminhou, hoje ofício ao governo do Estado, chamando-o à responsabilidade, para que revogue o edital de retorno às aulas presenciais, em todo o Estado. O SINTE-SC tem sido enfático, ao defender a saúde e a vida de trabalhadoras e trabalhadores em educação, estudantes e familiares.

Comunicado da SED - Tão logo recebeu o ofício do SINTE-SC, a Secretaria de Estado da Educação (SED) comunicou que “foi surpreendida" na manhã desta terça-feira, 16, com um ofício enviado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte-SC) notificando a deflagração da greve a partir do dia 18 de fevereiro, data marcada para o início do ano letivo, como resultado de uma assembleia realizada no dia 12/02/2021. A SED aguardava os representantes do SINTE para apresentar o andamento das ações de retomada das aulas, construídas de forma democrática em três modelos - 100% presencial, misto e 100% remoto -, com o objetivo de respeitar os profissionais do grupo de risco e incluir as especificidades de cada escola”. O comunicado segue: “Sem a reciprocidade do diálogo, a SED optou por cancelar a reunião por entender que uma greve neste momento é um movimento radical por parte do SINTE e uma decisão que não será aceita pela sociedade, que espera ter a opção de levar os filhos para a escola de forma segura, conforme está sendo planejado há meses pelo Governo do Estado”.

Diante disso, com a reunião desmarcada pela SED, a Assembleia Estadual Virtual do SINTE-SC ouviu, mais uma vez, lideranças da Executiva Estadual e de todas as Coordenações Regionais. A maioria votou pela suspensão da greve da categoria, marcada para 18/02. O objetivo maior do SINTE-SC, agora, a partir do resultado da Assembleia, é conscientizar o governo do Estado sobre os riscos de contaminação, com o reinício das aulas presenciais.

Como exemplo, foi destacado, durante a Assembleia, que, em 53 municípios, principalmente, da região oeste do Estado, os prefeitos decretaram suspensão das aulas presenciais, nas redes municipal, estadual e particular. Isso comprova a gravidade da pandemia, não só no oeste catarinense, defende o SINTE-SC, pois Blumenau vem registrando contaminação por Covid-19 nas escolas, e até o prefeito já tomou a iniciativa de testagem nas turmas onde houve contágio.

A pandemia é grave, e não podemos nos eximir de responsabilizar o governo do Estado, que insiste em colocar milhares de vidas em risco, em atitude insensata e negacionista. O SINTE-SC continuará defendendo a saúde, a vida e os direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação, assim como de toda a população catarinense! Todas as vidas importam!

 

Fonte(s): SINTE
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.