Rádio Comunitária Legal

(49) 9 9135.3425
MENU
Pesquisa aponta que produção média de milho supera 200 sacas por hectare no Extremo Oeste

Agro

Pesquisa aponta que produção média de milho supera 200 sacas por hectare no Extremo Oeste

Conclusão preliminar é da 3ª edição do Giro da Safra 2026

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com o objetivo de estimar a produtividade e avaliar a plantabilidade de milho no Extremo Oeste de Santa Catarina, o Sicoob SC/RS e a Epagri estão desenvolvendo novas metodologias e parâmetros para o processo de monitoramento das lavoura, por meio do Giro da Safra 2026. Os dados preliminares da pesquisa foram apresentados na noite desta quinta-feira (12), a partir das 19h30, no Centro Cultural da Unoesc, em São Miguel do Oeste, com a presença de mais de 500 pessoas, entre produtores, pesquisadores, autoridades e convidados.

O Giro da Safra está em sua terceira edição, sendo que em 2024 a cultura do milho foi monitorada na região do Planalto Norte catarinense e em 2025 a cultura de milho no Oeste e de soja no Planalto. Neste ano de 2026 chegou a vez do Extremo Oeste catarinense com a apresentação dos dados das atividades do Giro da Safra, milho grão desta região.

O projeto ocorre por meio do trabalho de campo, mas também com a utilização de ferramentas como o mapeamento da área cultivada por meio de imagens de satélites, gerando dados assertivos para o planejamento do setor agrícola estadual. Durante as últimas semanas, equipes técnicas, alunos e profissionais das cooperativas e Epagri estiveram a campo para realizar o levantamento de dados estimativos e a produtividade, com amostras recolhidas em lavouras nos municípios de Belmonte, Caibi, Cunha Porã, Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Iporã do Oeste, Maravilha, Palma Sola, Palmitos, Pinhalzinho, São José do Cedro e Saudades.

O Giro da Safra 2026 foi possível porque 87 famílias da região fizeram parte, proporcionando o recolhimento de dados nas suas lavouras. Conforme os dados apresentados, ainda não finalizados em cem por cento, com as amostras obtidas nas propriedades agrícolas, a produção média de milho neste ano é superior a 200 sacas por hectare, no Extremo Oeste de Santa Catarina.

Além da realização do Sicoob e da Epagri, o evento conta com o apoio da Afubra, Alfa, Auriverde, Cooper A1, Coopera Itaipu, Cedup, Coaccer, Coocam, Coolacer, Coperacel, Coperboa, Copercampos, Copérdia, Copermap, Sicoob Corretora e Unoesc.

FONTE/CRÉDITOS: WH3
Comentários:

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )