Mês de janeiro foi o mais chuvoso dos últimos anos.

Mês de janeiro foi o mais chuvoso dos últimos anos.

350 milímetros de chuva foram registrados em um único mês em Itapiranga. O levantamento é feito pelo morador da Linha Becker, Wolfgang Lengert. O idoso, conhecido como homem do tempo, possui dados históricos da situação climática dos últimos 85 anos.

Lengert possui os registros desde 1935 através de um trabalho desenvolvimento pelo seu pai Bruno Lengert, e que hoje dá continuidade com anotações diárias. Conforme Wolfgang Lengert, o ano que superou o mês de janeiro de 2021 foi 1990, quando foram registrados 378 milímetros. Ele faz a comparação do ano passado, onde no mesmo mês de referência, foram contabilizados 258 milímetros de chuva. Lengert realiza as anotações em um caderno de forma manual e posteriormente são repassadas ao computador, onde os dados ficam armazenados.

O homem do tempo revela que o ano mais chuvoso do mês de janeiro foi registrado em 1946, com a totalidade de 761 milímetros. Wolfgang Lengert salienta que apesar dos dados históricos, não é possível prever como será a previsão para os próximos meses. Conforme ele, mesmo que em janeiro houve chuva acima da média, não significa que chuva em grandes volumes serão registrados nos demais meses do ano.

Lengert faz a comparação com o ano passado, onde choveu mais de 200 milímetros em janeiro, e em fevereiro se registrou apenas 96 milímetros. Conforme ele, em março os volumes foram ainda menores, apenas 51 milímetros de chuva. Wolfgang Lengert espera que os mesmos dados não se concretizem em 2021, para que não seja registrado novamente uma estiagem na região.

 

 

 

 
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.