MEC volta atrás, veta cortes e bolsas serão pagas em dezembro para estudantes do IFSC e da UFSC.

Estudantes protestaram contra medida que cortava bolsas na manhã desta quinta-feira.

MEC volta atrás, veta cortes e bolsas serão pagas em dezembro para estudantes do IFSC e da UFSC.

O MEC (Ministério da Educação) liberou nesta quinta-feira (8) os recursos para pagamento das bolsas de estudantes em universidades. Com a notícia, a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) anunciaram que vão pagar os estudantes em dezembro.

Segundo a UFSC, os recursos são para pagamento das bolsas de monitoria, do Pibe/Prograd (Programa Institucional de Bolsas de Estágio) e do Pnaes (Programa Nacional de Assistência Estudantil). Eles contemplam: Bolsa Estudantil, Auxílio Moradia, Auxílio Creche e Programa de Assistência Estudantil para Estudantes Indígenas e Quilombolas.

Os pagamentos estão em processamento. As bolsas Prae devem ser pagas até sábado, 10 de dezembro. As bolsas Pibe e de monitoria devem ter o valor creditado até segunda-feira, 12 de dezembro.

Já o IFSC escreveu em seu site que o valor de cerca de R$ 1,5 milhão será usado para pagar as despesas liquidadas relativas à Assistência Estudantil. Os encaminhamentos já foram feitos e os valores devem estar disponíveis para os estudantes nos próximos dias.

Os recursos serão usados para pagar, em dezembro de 2022, os auxílios financeiros previstos nos seguintes editais:

Assistência estudantil:
Edital nº 02/2022: permanência-equiparação, ingressante cotista, compulsórios e emergencial
Edital nº 03/2022: moradia
Pesquisa:
01/2020/Proppi – Chamada Fapesc
02/2022/Proppi/ Universal (Bolsistas com bolsas do IFSC)
03/2022/Proppi/DAE
04/2022/Proppi – Fluxo Contínuo
31/2022/Proen/Proppi – Projeto EJA/EPT
35/2022/Proppi – INICIE
Extensão:
Edital Proex nº 01/2022 – Permanente de Arte e Cultura
Edital Proex nº 05/2022 – Programa Mulheres Sim
Edital Proex nº 12/2022 – Protagonismo Discente
Edital Proex nº 14/2022 – Didascálico

Já em relação aos resultados das chamadas de novembro do Edital 02/2022 (PAEVS) e do Edital 04/2022 (Apoio a eventos), não há saldo para que sejam homologadas neste momento.

Protestos

Estudantes da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) realizam uma manifestação, na manhã de quinta-feira (8), e bloqueiam a entrada da instituição, em Florianópolis. Eles protestam contra os cortes de verbas feito pelo Governo Federal.

De acordo com informações do DCE da UFSC, publicada em rede social, a decisão foi tomada na quarta-feira (7) durante assembleia estudantil. Os alunos decidiram aderir à paralisação total das atividades estudantis nesta quinta e sexta-feira (9).

No perfil da Universidade foi informado que membros da instituição e dos alunos estão reunidos “para tratar sobre os bloqueios nos acessos de entrada aos campus de Florianópolis e Araranguá”.

Relembre os cortes

Na quarta-feira, segundo informações divulgadas pela UFSC, os reitores das IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) de Santa Catarina manifestaram preocupação com os impactos da restrição orçamentária feita pelo governo federal. De acordo com o divulgado pela universidade, a falta dos recursos comprometem “o funcionamento das instituições, prejudicam diretamente milhares de alunos e se estendem para o conjunto da sociedade”.

As universidades e institutos apontam que, além da dificuldade para pagar benefícios de assistência estudantil e bolsas, outras despesas também estão comprometidas, como contas de água, energia elétrica, de fornecedores e de prestadores de serviços terceirizados.

 

 
 
 
 
Fonte: ND+
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.