Mais de 1,3 mil doses da vacina contra a Covid-19 serão descartadas em SC.

Ministério da Saúde indica que os 1.315 imunizantes que tiveram problema durante o armazenamento não serão usados; município ainda não foi informado pela pasta.

Mais de 1,3 mil doses da vacina contra a Covid-19 serão descartadas em SC.
A Prefeitura de Biguaçu, na Grande Florianópolis, deve descartar mais de 1,3 mil imunizantes contra a Covid-19 que foram afetados durante o armazenamento por conta da falta de energia elétrica no último domingo (20). A orientação foi confirmada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (24).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em decorrência das chuvas que afetaram a região da Grande Florianópolis, houve queda de energia elétrica e afetou a câmara de armazenamento. Como resultado, a temperatura foi alterada onde estavam as 1.315 doses
Segundo a Prefeitura municipal, a SES (Secretaria de Estado da Saúde) foi informada do problema por volta das 7h da última segunda-feira (21), assim que ficou constatado o problema. Em seguida, foi suspensa a imunização de pessoas a partir de 47 anos, gestantes, puérperas e lactantes e o agendamento.
A reportagem do ND+ entrou em contato com a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), nesta quarta-feira (24), onde afirma que, seguindo as orientações técnicas, o caso foi notificado ao Ministério da Saúde, responsável por avaliar casos como este.
Além disso, ainda aguardava a avaliação do órgão federal. “Até que isso ocorra, as vacinas devem permanecer armazenadas, não podendo ser utilizadas”, esclarece a Dive/SC. A Prefeitura de Biguaçu informa que ainda não recebeu a confirmação do Ministério da Saúde.
Porém, segundo o superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Rogério Ribeiro, os mais de 1,3 mil imunizantes serão descartados. Além disso, a pasta e a SES estudam uma data para enviar a reposição das doses.
O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) requisitou esclarecimentos e informações sobre as providências tomadas pelo município e resolução da situação.
A Prefeitura de Biguaçu, afirma que outro refrigerador foi reservado para o armazenamento de doses. Assim como o que apresentou problema, mais moderno, vem recebendo manutenção.
 
Retorno da vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde planeja retomar a vacinação contra a Covid-19 a partir deste sábado (26), após o recebimento de um novo lote.
Em relação aos imunizantes que desembarcaram na manhã desta quinta-feira (24), a Dive/SC emitiu uma nota técnica informando quantos serão enviados para cada cidade. O documento indica que pouco mais de 1,9 mil doses serão enviadas para Biguaçu
Butatan: 600 doses;
Pfizer: 834;
Janssen (dose única): 505.
Vale ressaltar que a indicação é que os imunizantes sejam usados para a primeira aplicação.
 
 
 
 
Fonte: ND mais - notícia do dia
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.