Investimento de R$ 1,5 bilhão para recuperar rodovias de SC é insuficiente.

Estudo da Fiesc diz que para recuperar 27 malhas rodoviárias é necessário mais de R$ 7 bilhões.

Investimento de R$ 1,5 bilhão para recuperar rodovias de SC é insuficiente.
Ponte sobre rio Irani na SC-155 – Foto: FIESC/Divulgação.

O governo do Estado anunciou para agosto o lançamento de um pacote com obras de infraestrutura, em especial as revitalizações das principais rodovias estaduais de Santa Catarina. A previsão é de R$ 1,5 bilhão a serem investidos em 27 malhas rodoviárias.

No entanto, esse valor não seria o suficiente para atender a demanda, conforme levantamento da Agenda para a Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina).

Para a Fiesc, o valor estimado total giraria em torno de R$ 7,1 bilhões, um valor anual de R$ 1,77 bilhão.

Segundo a entidade, considerando o período de 2023 a 2026, 50 rodovias estaduais necessitam de projetos e obras de acesso a cidades, ampliação da capacidade, construção de pontes, trevos, contornos rodoviários, duplicação, implantação de anel viário, pavimentação, reabilitação, restauração, duplicação, revitalização, tratamento de pontos críticos e restauração.

O governo do Estado apontou que os recursos terão como principal fonte financiamento de R$ 1,5 bilhão do BNDES e do BID, aprovado pela Assembleia Legislativa em 2017.

O Executivo estadual informa que as 27 rodovias foram mapeadas, com o apoio da própria Fiesc, da Polícia Militar Rodoviária e das prefeituras.

Eficiência logística

Um dos Estados mais produtores do país, Santa Catarina busca maior eficiência logística para garantir a competitividade e o desenvolvimento socioeconômico.

 

O estudo da Fiesc mapeou centros concentradores de carga, de acordo com as cadeias logísticas de suprimento e distribuição da produção catarinense, definindo a distribuição espacial de centros integrados de logística ao longo do território, que permitam ganhos de escala e eficiência nas operações intermodais.

O anúncio do lançamento do pacote aguarda a conclusão das conversas com todos os 295 prefeitos do Estado para concluir a lista de investimentos prevista no anúncio.

“Já conversei com mais de 250 prefeitos individualmente. Santa Catarina tem 21 associações de municípios, já fui a 18 delas”, explicou o governador Jorginho Mello, que reforçou o compromisso de recuperar as rodovias estaduais sem concessão, ou seja, sem pedágio.

Um quarto dos contratos de manutenção das rodovias está suspenso em Santa Catarina. São 19 obras paralisadas, enquanto 50 estão em andamento, além de sete que não iniciaram. As informações são do Estado, em resposta a pedido de informação protocolado pelo deputado estadual Fabiano da Luz (PT).

 

As regiões mais impactadas são Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste, com nove paralisações. Norte, Vale, Serra, Sul e Grande Florianópolis também têm manutenções suspensas.

Mais de 90% das estradas em estado de regular a péssimo

Para o presidente da Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina), Dagnor Schneider, a disposição do governo em anunciar investimentos na infraestrutura rodoviária estadual é relevante.

Ele ressalta a pesquisa de 2022, realizada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), que aponta que mais de 90% das rodovias de Santa Catarina estão em estado regular, ruim ou péssimo.

 

“Efetivamente precisam de investimentos de maneira sistemática, não apenas em 2023, mas sistematicamente, para que a gente possa recuperar a malha rodoviária de Santa Catarina, a menos pavimentada per capita do Brasil, com percentual de apenas 6,6%, enquanto a média brasileira é de 12,4%”, avalia Schneider.

“Temos um grande desafio. Santa Catarina corre sério o risco de ter limitações no seu crescimento econômico por falta de uma infraestrutura rodoviária adequada. Cabe a nós, do sistema de transporte de cargas e da sociedade como um todo, acompanhar para que efetivamente os investimentos aconteçam e que a gente tenha a recuperação restabelecida ao longo dos próximos anos”, pontua.

Rodovias estaduais que precisam de ações de infraestrutura

SCs: 100, 110, 112, 114, 120, 135, 150, 154, 155, 156, 157, 160, 161, 163, 281, 283, 284, 290, 305, 340, 350, 355, 370, 390, 403, 405, 407, 408, 410, 411, 412, 415, 416, 417, 418, 419, 430, 435, 436, 445, 446, 447, 451, 452, 453, 467, 477, 484, 486 e 492
Valor Estimado Total: aproximadamente R$ 7,1 bilhões
Valor Estimado Anual: R$ 1,77 bilhão

Rodovias prioritárias, segundo a Fiesc

Duplicação da SC-416:
Obras de adequação da capacidade (duplicação) da SC-416 em Itapoá
Valor Estimado Total: R$ 146,8 milhões

Duplicação da SC-417:
Obras de adequação da capacidade (duplicação) da SC-417 em Itapoá
Valor Estimado Total: R$ 46,2 milhões

Pavimentação SC-108 trecho Jacinto Machado – Praia Grande:
Pavimentação SC-108 em trecho de 31,2 quilômetros compreendido entre os municípios de Jacinto Machado e Praia Grande
Valor Estimado Total: R$ 118,5 milhões

Projeto de restauração SC-386:
Projeto para restauração da rodovia SC-386, em Mondaí
Valor Estimado Total: R$ 55,6 milhões

Restauração c/ aumento da capacidade SC-283:
Obras de restauração e aumento da capacidade da SC-283, trecho Águas de Chapecó – São Carlos – Palmitos, com extensão de 19,98 km
Valor Estimado Total: R$ 79,7 milhões

Acesso ao Porto de Imbituba:
Duplicação do Acesso Norte que liga a BR-101 ao Porto de Imbituba
Valor Estimado Total: R$ 46,9 milhões

Duplicação de 10 km da Estrada Municipal José Alves, em Itapoá: Ampliação de capacidade da rodovia municipal José Alves em Itapoá
Valor Estimado Total: R$ 16,8 milhões

Construção do trevo da BR-101 com a SC486:
Construção do trevo entre a BR-101 e a SC-486 – Rodovia AntônioHei
Valor Estimado Total: R$ 35 milhões

 

 
 
 
Fonte: ND+
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