Impeachment em SC: Governador pode ser afastado novamente.

Parecer referente ao segundo processo impeachment contra Carlos Moisés (PSL) será votado na sexta-feira (26), podendo indicar novo afastamento do governador.

Impeachment em SC: Governador pode ser afastado novamente.

O parecer da desembargadora Rosane Portella Wolff, relatora do segundo pedido de impeachment do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), será votado na próxima sexta-feira (26). A defesa do governador acredita no arquivamento de mais esse pedido de impeachment.

A desembargadora Rosane Portella Wolff  foi sorteada relatora do segundo processo de impeachment em outubro de 2020, quando o tribunal foi instalado. Ela entregou seu parecer em novembro do mesmo ano ao presidente do tribunal especial de julgamento, o desembargador Ricardo Roesler.

O teor do relatório de Wolff não foi divulgado, mas, caso ela tenha recomendado o afastamento no relatório e o mesmo for aprovado, Moisés sai do cargo novamente, por até 120 dias, assim como ocorreu em outubro de 2020, quando Daniela Reinehr assumiu o governo.

Pedido tem ligação com caso dos respiradores

O segundo impeachment contra Moisés diz respeito à compra de 200 respiradores no valor de R$ 33 milhões, com pagamento antecipado, da empresa Veigamed. Os equipamentos nunca foram entregues ao estado. O segundo processo de impeachment também se refere a possíveis irregularidades na contração de um hospital de campanha em Itajaí, por R$ 100 milhões.
A defesa do governador tem convicção de que o tribunal recomendará o arquivamento do segundo processo de impeachment, alegando “ausência de qualquer prática ilegal de Moisés”. Desembargadora produziu relatório que pode indicar novo afastamento do governador Carlos Moisés. Parecer da desembargadora Rosane Portela Wolff será votado na próxima sexta-feira e pode recomendar novo afastamento do governador Carlos Moisés. Apenas o presidente do tribunal misto recebeu o parecer da relatora. Ele teve a incumbência de distribuir o material aos julgadores. 
O tribunal é formado por cinco desembargadores e cinco deputados estaduais. Para que haja o afastamento do governador Moisés, é preciso maioria simples dos votantes, ou seja, seis votos concordando com o afastamento.

Nesta segunda-feira (22), o presidente do tribunal especial de julgamento definiu os trâmites da votação. Em função do agravamento da pandemia em Santa Catarina, a votação será por videoconferência, com transmissão da TVAL e no canal do Youtube da Assembleia Legislativa. A sessão deve ter início às 9h.

 

 
 
 
Fonte: ND+
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.