Governador entra com ação no STF para esclarecimento de rito de impeachment.

Carlos Moisés questiona quais são as etapas que precisam ser seguidas pela Assembleia Legislativa.

Governador entra com ação no STF para esclarecimento de rito de impeachment.

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta quarta-feira, dia 9, pedindo esclarecimentos sobre quais são as etapas que precisam ser seguidas em um processo de impeachment contra um governador de estado. A relatora da ação é a ministra Rosa Weber.

Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) tramitam dois processos de impeachment contra Moisés e o pedido para um terceiro foi entregue na terça-feira, dia 8.

A ação desta quarta é da Procuradoria-Geral do Estado. Nela, o governador defende que, para garantir segurança jurídica e estabilidade institucional nos estados, é importante que o STF faça a harmonização entre a Constituição Federal e a lei número 1.079/50, que define os crimes de responsabilidade, esclarecendo quais normas se mantêm em vigor e quais foram revogadas, além de como as regras remanescentes devem ser interpretadas.

Os questionamentos são referentes a tópicos como:

1) quantas votações devem ocorrer na assembleia legislativa, qual o quórum de cada uma, quais os prazos e em quais momentos deve ser assegurado o direito de defesa e produção de provas;

2) quais os critérios para a formação da comissão especial dentro das assembleias legislativas;

3) qual a viabilidade jurídica de vice-governadores responderem por crime de responsabilidade;

4) a forma de escolha do tribunal especial misto, com deputados e desembargadores, que é o responsável pelo julgamento definitivo.

 

 
 
 
 
Fonte: Oeste Mais
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.