Futebol catarinense prepara a volta: como os 10 clubes se organizam para retomar treinos.

Brusque será o primeiro time da elite de Santa Catarina a voltar às atividades presenciais.

Futebol catarinense prepara a volta: como os 10 clubes se organizam para retomar treinos.

Autorizados pelo Governo de Santa Catarina a retomarem dos treinos presenciais, desde que seguindo as recomendações para evitar o contágio da Covid-19, os times catarinenses optaram por só fazer uso da liberação após a testagem dos elencos. No momento, apenas o Avaí, entre os 10 clubes da elite, já realizou os exames e espera pelos resultados.

Com o protocolo de recomendações em mãos, os times profissionais ainda precisam se adaptar para cumprir o que diz o decreto estadual e também o guia médico elaborado pela Federação Catarinense de Futebol com auxílio dos médicos das equipes. Além disso, as prefeituras também precisam dar o aval definitivo para a volta dos trabalhos nas dependências dos clubes.

GloboEsporte.com procurou os 10 times da elite do futebol catarinense para saber como irão proceder para voltarem aos treinos presencias e, claro, sem colocar em risco a saúde dos jogadores, comissão técnica, etc...

 

Avaí

Único clube da elite estadual a realizar a testagem para Covid-19 nos jogadores e também nos funcionários, o Avaí espera pelos resultados (que devem ser conhecidos até a quinta-feira) para traçar a melhor estratégia para a retomada das atividades presenciais. No momento, o elenco profissional segue treinando à distância, mas com monitoramento em tempo real.

O Leão da Ilha informou que "já tinha o planejamento elaborado para o retorno às atividades. O clube hoje está adaptando suas instalações para seguir as regras definidas no protocolo de ações. O médico Luís Fernando Funchal elaborou uma cartilha de uso diário para todos os atletas. O clube ainda distribuiu máscaras e material de conscientização para medidas protetivas. Portanto, o Avaí vem cumprindo à risca todos os itens de segurança".

Sobre os testes, o time azurra disse que "foi um investimento do próprio clube, por entender a necessidade de todos estarem seguros, em cumprimento ao que foi definido no protocolo". O custo total ficou em torno de R$ 50 mil.

 

- O Avaí foi pioneiro nestes cuidados. O médico Funchal tem sido um exemplo para todos, cobrando o cumprimento das medidas protetivas e fiscalizando todos os pontos. Além de participar em comissões que tratam da volta às atividades. Tudo isso dá segurança ao clube para voltar a jogar com tranquilidade - disse o presidente em exercício Amaro Lúcio da Silva.

O Leão da Ilha, porém, ainda terá que aguardar mais um pouco para voltar às atividades presenciais no CFA ou na Ressacada. A Prefeitura vetou a retomada dos treinos em Florianópolis.

Luis Fernando Funchal Avaí Exames Covid-19 Coronavírus — Foto: Divulgação / Avaí FC

Luis Fernando Funchal Avaí Exames Covid-19 Coronavírus — Foto: Divulgação / Avaí FC

 

Brusque

Brusque volta aos treinamentos nesta quinta-feira, no Augusto Bauer, a partir das 13h. O clube informou o prefeito Jonas Oscar Paegle sobre a decisão, e o comunicado foi devolvido com a assinatura do mesmo. Por enquanto, os atletas não serão testados.

Segundo nota, "os treinos serão realizados com o mínimo possível de pessoas e os atletas serão divididos em grupos pequenos para a realização das atividades no gramado, mantendo o distanciamento mínimo de dois metros para cada um".

De acordo com a diretoria, cada atleta irá levar o próprio material, todos terão a medição da temperatura e não serão utilizados os vestiários, alguns dos itens previstos no decreto estadual para que os clubes possam voltar.

 

- É necessário orientar, não somente os atletas, mas também a família deles, pois eles não poderão utilizar as dependências do clube após as atividades e precisarão de todo o suporte e auxílio dos familiares, para que sigam corretamente todas as instruções do decreto - disse o médico do clube, André Karnikowski.

Brusque apresentação estádio Augusto Bauer — Foto: Márcia Becker/NSC TV

Brusque apresentação estádio Augusto Bauer — Foto: Márcia Becker/NSC TV

 

Chapecoense

Em nota oficial, o Verdão do Oeste afirmou que "além de cumprir com todas as determinações do Governo de Santa Catarina e dos órgãos de saúde, o clube não abre mão de seguir todas orientações do protocolo e fará a testagem de todos os atletas e funcionários".

A Chape informou, ainda, que "está cumprindo com as definições do Governo de Santa Catarina e da Federação Catarinense de Futebol, órgãos que exigem a verificação da saúde de todos os que estarão envolvidos no processo da retomada das atividades".

Por fim, garante que "os treinos presenciais serão restabelecidos assim que todos forem testados. Caso alguém teste positivo, será imediatamente afastado".

Anselmo Ramon, Lima, Tharlis, treino da Chapecoense — Foto: Marcio Cunha/Chapecoense

Anselmo Ramon, Lima, Tharlis, treino da Chapecoense — Foto: Marcio Cunha/Chapecoense

 

 

Concórdia

O Galo do Oeste não deve voltar aos treinamentos por enquanto. A prefeitura de Concórdia não liberou a retomada, já que a cidade viu os casos de Covid-19 aumentarem nas últimas semanas - 145 até esta terça-feira.

A diretoria mandou uma nota para falar sobre o assunto. Nela, o presidente Jonas Guzzato afirma que o melhor a ser feito é a prorrogação das atividades, já que todas as praças esportivas do município estão interditadas até 31 de maio.

- Gostaria que o futebol retornasse, desta forma conseguiríamos planejar o restante deste ano e também do próximo, mas não podemos ir contra os números e demais informações técnicas apresentados à população pela administração municipal, estamos conscientes que o número de casos tem aumentado significativamente em nossa região e pelo bem de todos apoiamos a decisão do prefeito, conversamos com os atletas do elenco e os mesmos compartilham da mesma preocupação, mais uma vez reforço que o momento é de cautela e o importante é a saúde, desta forma a melhor decisão é aguardarmos um momento em que a pandemia esteja sob controle para que seja retomado os trabalhos - disse Guzzato.

Emerson Cris Concórdia — Foto: Ricardo Artifon/Concórdia

Emerson Cris Concórdia — Foto: Ricardo Artifon/Concórdia

 

Criciúma

O Criciúma afirmou que irá aguardar uma reunião dos clubes com a Federação Catarinense de Futebol antes de tomar qualquer decisão. A equipe busca ter mais detalhes de como deve proceder para voltar aos treinamentos presenciais e espera as determinações em conjunto para executar o planejamento.

 

Assim como as demais equipes, os jogadores mantém a rotina de treinamentos em casa, monitorados a distância pela comissão técnica.

CT do Criciúma — Foto: Everton Goulart/Criciúma E. C.

CT do Criciúma — Foto: Everton Goulart/Criciúma E. C.

 

Figueirense

No Alvinegro, a determinação da diretoria é para que os jogadores mantenham a rotina de atividades físicas à distância, ao menos nesta semana. Isso porque, o clube vai providenciar a testagem para Covid-19 aos atletas e funcionários. Nos próximos dias, elenco e comissão técnica serão vacinados contra a H1N1.

Quando decidir voltar às atividades presenciais, o Figueirense terá que optar por treinos no CFT do Cambirela, em Palhoça. Isso porque, a Prefeitura vetou os trabalhos em Florianópolis, onde está localizado o estádio Orlando Scarpelli.

Furacão otimiza a compra dos testes — Foto: Andrey de Oliveira/FFC

Furacão otimiza a compra dos testes — Foto: Andrey de Oliveira/FFC

 

 

Joinville

O JEC destacou, em seu site oficial, que já obteve o aval da prefeitura para treinar no CT do Morro do Meio. O clube, porém, vai "aguardar o detalhamento das normas de segurança especificadas pelos órgãos responsáveis e um alinhamento nos procedimentos, que deve ocorrer por meio de uma reunião com a SCClubes".

O Tricolor assegura possuir "um plano de biossegurança definido – realizado pelos profissionais do clube – para dar mais segurança a jogadores e funcionários no retorno ao CT do Morro do Meio".

O Joinville ainda "trabalha em parceria com uma rede de laboratórios para a realização dos exames da Covid-19 em jogadores e profissionais do dia a dia do futebol".

 

 

Juventus

O Moleque Travesso informou que "com a portaria, o Juventus está se programando para iniciar segunda-feira com a chegada dos atletas. A ideia é a comissão técnica chegar no fim de semana e os atletas no início da semana que vem".

A diretoria disse ainda que o "clube está preparado para atender as recomendações em relação a saúde para evitar qualquer risco de contaminação. Todos os atletas serão monitorados. Na entrada terão a temperatura verificada diariamente. Os testes também serão feitos em todos os profissionais da equipe. O investimento neste momento é propriamente do clube".

 

 

Marcílio Dias

O Marinheiro descartou um retorno imediato aos treinamentos, mesmo com a liberação das autoridades. O clube entende que não há motivos para um retorno sem antes uma definição de quando os campeonatos irão retornar. Por enquanto, os atletas seguem treinando em casa, sob o monitoramento remoto da comissão técnica.

- Pra gente aqui não muda nada, nossa posição é de que só vamos voltar quando tiver um calendário definido. Não adianta voltar aos treinos sem saber quando a bola vai rolar efetivamente. Quando tiver o calendário, principalmente do Brasileiro definido, até porque acho que o Catarinense já passou muito tempo. Vai ser difícil um retorno. Não é o momento para isso agora. O momento é de aguardar o calendário nacional para aí sim desenvolver algo e fazer com o grupo volte. Não ficar treinando de forma aleatória, sem ter nenhuma previsão - disse Lucas Brunet, presidente do clube.

Marcílio Dias não tem prazo para voltar — Foto: Bruno Golembiewski/CNMD

Marcílio Dias não tem prazo para voltar — Foto: Bruno Golembiewski/CNMD

 

 

Tubarão

O Peixe trata o retorno com cautela, segundo Joca Zappoli, diretor executivo do clube. A diretoria aguarda uma resposta da FCF sobre como irão tratar a questão da compra dos testes de Covid-19 para serem aplicadas no elenco e comissão técnica.

Segundo Joca, o Tubarão decidiu não retornar aos treinos presenciais por conta das dúvidas em relação a como proceder.

- Estamos conversando com o nosso médico, e ele está buscando respostas mais assertivas sobre o que precisamos fazer. Vamos esperar um pouco mais até que sejam esclarecidas algumas dúvidas. Estamos vendo junto com o nosso departamento médico o que precisa ser feito, o que precisamos contratar para atingir essas exigências. São custos elevados. Os exames são caríssimos, além da dificuldade de encontrá-los. Já estamos em contato com a Federação Catarinense de Futebol para ver onde vamos buscar essa possibilidade de compra dos exames e quem vai bancar esse custo - disse o dirigente.

Ainda de acordo com ele, não há testes disponíveis em Tubarão, apenas em hospitais. O clube aguarda o auxílio da federação para ajudar a bancar a compra e organizar os procedimentos.

- Consequentemente, nós não nos sentimos seguros para retornar ainda. Conversamos com vários jogadores e eles tem muitas dúvidas sobre voltar. Eles mesmo não estão seguros. A nossa posição é de esperar um pouco mais, até que se esclareçam todas essas regras e medidas, para que não se faça um esforço grande para regressar e tenha que voltar tudo atrás, trazendo uma série de despesas grandes em um momento que a gente não tem receita. Nossa receita caiu 80%. No nosso ponto de vista, tem que ter muita cautela.

Tubarão treino — Foto: Silas de Bona/CA Tubarão

Tubarão treino — Foto: Silas de Bona/CA Tubarão

Fonte(s): globoesporte.com
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.