Frequência em SC supera expectativa durante primeira semana de aulas presenciais.

De acordo com a SED (Secretaria de Estado da Educação), a presença dos alunos nas escolas superou expectativas.

Frequência em SC supera expectativa durante primeira semana de aulas presenciais.

O retorno às salas de aulas, de forma 100% presencial, aconteceu na segunda-feira passada (7) para mais de 512 mil estudantes da rede estadual de ensino. De acordo com a SED (Secretaria de Estado da Educação), a presença dos alunos nas escolas superou expectativas.
Segundo o relato das Coordenadorias Regionais de Educação, a primeira semana dos estudantes foi tranquila e com grande adesão ao ensino presencial, uma das mudanças deste ano letivo.
No IEE (Instituto Estadual de Educação), em Florianópolis, a frequência presencial dos alunos foi maior que o esperado pela administração. Dos 5.193 alunos matriculados do 1º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio, aproximadamente 7 estudantes ainda não retornaram às salas de aula e devem apresentar atestado médico, de acordo com o coordenador geral, Vendelin Borguezon.
No atual período escolar, crianças e adolescentes que possuem algum tipo de comorbidade, e preferem estudar de forma remota para evitar contágio pela Covid-19, precisam comprovar a situação de saúde por meio de atestado para manter o ensino online.
“O número de alunos que apresentaram laudo médico para mantê-los no atendimento remoto foi baixo”, destacou de forma positiva a equipe técnica da Secretaria sobre a situação no Estado.
Esse cenário é muito positivo na visão dos profissionais da educação. Para Borguezon, a principal vantagem do retorno totalmente presencial será o ganho pedagógico para os estudantes depois de dois anos com atividades à distância.
“O ensino híbrido pedagogicamente não rendeu o suficiente. Houve um prejuízo durante o período remoto. Como são jovens e adolescentes, há uma necessidade muito grande da interação próxima com o professor”, afirma o coordenador do IEE.

Afastamentos por Covid-19
A SED não possui um levantamento que mostre o motivo dos alunos terem faltado na primeira semana, mas confirmou que estudantes foram afastados por conta de casos confirmados e suspeitos de Covid-19.
Alguns professores e servidores também contraíram o vírus, entretanto nenhuma escola estadual precisou paralisar as atividades por conta de um possível surto da doença.
No IEE, nenhum servidor ou professor testou positivo desde o início das aulas na semana passada. Porém, duas turmas de séries iniciais foram afastadas das atividades presenciais por 10 dias após a confirmação de um caso de Covid-19 em cada turma.
A medida segue a Nota Informativa Conjunta nº 002/2022 que determina que toda turma deve ser mantida em isolamento após a identificação de um caso suspeito ou confirmado em salas da educação infantil, que atendem crianças de até seis anos.
Para alunos das demais etapas de ensino, o isolamento ocorrerá somente para o caso suspeito ou confirmado. Em uma possível situação de surto, envolvendo alunos de uma mesma sala de aula, a respectiva turma (alunos e professores) deverá ter as aulas presenciais suspensas por 10 dias a contar do último contato com o caso confirmado.

 
 
 
Fonte: ND+
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.