Fortes chuvas causam estragos e inundações no Oeste de SC.

Fortes chuvas causam estragos e inundações no Oeste de SC.
As precipitações registradas desde a última segunda-feira (02) na região Oeste de Santa Catarina já causam transtornos em vários municípios da região.
Meio Oeste
O Corpo de Bombeiros foi acionado para averiguar locais de alagamento e deslizamentos de terra em Rio das Antas, no total foram averiguados cinco locais de destaque:
Ponto de deslizamento de terra próximo a uma residência na rua Espírito Santo, centro da cidade. Foi deixado 60m² de lona para cobrir o barranco e evitar maior infiltração de água, e orientados os moradores quanto a novos deslizamentos;
Ponto de alagamento na rua Rio de Janeiro, centro da cidade, devido ao alto nível de chuvas que excederam a capacidade de escoamento dos bueiros e bocas de lobo mantendo a água da chuva por pelo menos 300 metros de um lado ao outro da rua, impossibilitando o tráfego de veículos pequenos;
Pontos de alagamento na Linha Glória, interior do município, em residência localizada atrás do Rio Lontras com transbordamento. Foram orientados os moradores, que decidiram permanecer no local.
Ponto de alagamento na rua Lontras, que dá acesso à Linha Zoller, devido ao nível do Rio Lontras. Permaneceu interditada até que o nível da água baixasse;
Ponto de deslizamento na Rua da Fraternidade 176, bairro Novo Horizonte, em residência atingida por deslizamento de terra e pedras do barranco vindo a danificar parte do telhado da garagem. O morador foi orientado a deixar a residência até que a chuva cessasse, pois há risco de novos deslizamentos.
Entre as 16h de segunda e as 16h de terça, choveu 136 milímetros no município. Esta é a 2ª maior precipitação do Estado no período, somente superado por Tangará, onde choveu 153 milímetros em apenas 24 horas. O município cancelou suas aulas nas redes de ensino municipal e estadual, e foi seguido por Ibiam. Em Videira e Fraiburgo, as aulas foram suspensas apenas na rede estadual. Em Joaçaba, o Rio do Peixe já chegou a 7,4 metros, e o alerta para inundações chega a cor laranja se o curso chegar a 8 metros. O alerta vermelho será acionado apenas se a altura do rio chegar a 9 metros.
Na SC-453, entre Ibicaré e Luzerna, houve desmoronamento e queda de árvores na pista. A SC-135 está bloqueada na altura de Pinheiro Preto por queda de barreira. Em Herval d’Oeste, um deslizamento de terra destruiu uma casa e deixou outras duas em grave risco. Em Caçador e Videira, a Defesa Civil está em alerta pelo aumento dos níveis dos rios da região. O mesmo acontece em Capinzal, onde o represamento do Rio Capinzal já coloca alerta laranja para inundações no município desde as 14h de terça. Neste momento, a região Meio Oeste apresenta as maiores precipitações das últimas 24h em Santa Catarina:
Extremo Oeste
O  Rio Feliciano, que divide os municípios de Galvão e Jupiá, já está enchendo por causa das fortes chuvas. No entanto, não há maiores ocorrências até o momento na região.
Chapecó e Xanxerê
As principais cidades da região Oeste estão em alerta pelas precipitações, apesar da alta discrepância entre os dois municípios: enquanto choveu 58 milímetros em Chapecó, choveram 99 milímetros em Xanxerê, entre as 16h de segunda e as 16h de terça. A ExpoFemi segue com suas atividades normais, e Chapecó não tem transtornos registrados pela chuva no momento.
 
 
 
Fonte: CLICRDC
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.