Fiocruz retoma produção de vacina após paralisação por falta de insumo.

No último sábado (22), chegou ao país um novo lote de insumos vindos da China.

Fiocruz retoma produção de vacina após paralisação por falta de insumo.
Após a retomada da produção, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) deve entregar mais 4,9 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira (28).
A interrupção de cinco dias foi causada pela falta de insumos para a fabricação do imunizante. Um lote de IFA (ingrediente farmacêutico ativo) vindo da China, no entanto, chegou no último sábado (22), com uma quantia suficiente para a produção de 12 milhões de doses.
Com a nova remessa, segundo a fundação, estão asseguradas a produção de vacinas até a terceira semana de junho e entregas ininterruptas até 3 de julho.
 
Vacinas totais
Na semana passada, a fundação chegou à marca de 41,1 milhões de vacinas disponibilizadas ao PNI (Programa Nacional de Imunização), das quais 37,1 milhões de doses processadas pela instituição e 4 milhões de doses importadas da Índia. Na próxima semana, a previsão de entrega é de mais 5,1 milhões. Ao todo, estão previstas 100,4 milhões de doses na primeira fase de produção, até o fim de junho.
Mas a expectativa da fundação, para as próximas semanas, é receber quantidades menores de matéria-prima que sua capacidade produtiva, o que poderá causar novas interrupções da produção.
 
CoronaVac
O Instituto Butantan também retomou a produção da vacina CoronaVac na quarta-feira (26), após receber lote de 3 mil litros de insumos. A produção do imunizante havia sido interrompida em 13 de maio por falta de matéria-prima. A expectativa é entregar mais 5 milhões de doses da vacina ao PNI, em 15 dias.
O instituto já entregou mais de 47 milhões de doses. Apesar da incerteza, mantém a previsão de entrega de 100 milhões de doses até 30 de setembro.
 
Pfizer
Um novo lote com 629.460 doses da vacina Pfizer contra a Covid-19 chegou ao Brasil na quarta-feira (26). Foi a quinta remessa do imunizante desde o final de abril. A previsão é que 200 milhões de doses sejam entregues este ano, o que permitirá a vacinação de 100 milhões de brasileiros, já que o imunizante requer duas doses – no país está sendo aplicado com intervalo de três meses.
O Ministério da Saúde distribuiu aos estados e Distrito Federal 33 milhões de doses em maio. O recorde mensal de envio do imunizante foi alcançado nesta quinta, quando começou a distribuição de 6,7 milhões de doses. Segundo a pasta, já foram disponibilizadas 96,7 milhões de doses e aplicadas 63,7 milhões desde o início da campanha, em 18 de janeiro.
 
 
 
Fonte: ND mais - notícia do dia
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.