Estiagem faz município decretar situação de emergência.

Estiagem faz município decretar situação de emergência.

A redução no volume de água por conta da falta de chuva nos últimos meses fez o município de São João do Oeste decretar situação de emergência nesta quarta-feira, 14. Conforme o prefeito Genésio Anton, o município já iniciou o transporte para abastecer a estação de tratamento de água de Linha Beato Roque há três semanas. Nesta quarta, São João do Oeste também começou a levar água com caminhão do município para abastecer as duas estações da cidade.

O prefeito ressalta que no Rio Fortaleza está correndo apenas um filete de água, um volume que passaria até por um cano de 20 milímetros. Relata que a situação é preocupante, tendo em vista que não há previsão de volumes de chuva significativa para os próximos meses. Após reunião com a comissão municipal da Defesa Civil na terça-feira, o município confirmou a necessidade do decreto de situação de emergência. Anton enfatiza que o município conseguiu colocar o decreto logo em vigor, pois já tinha documentação necessária.

 

Agora o município terá prazo de dez dias para alimentar o sistema com os laudos. No ano passado, o período para apresentar a documentação necessária abrangia o dobro do tempo. Na manhã de terça-feira, 13, o prefeito falou com representantes da Lac Lélo, empresa que é a maior consumidora de água do município. O prefeito solicitou redução no consumo, a empresa mostrou-se solidária com a situação e se comprometeu em ajudar. A administração também conta com a colaboração da comunidade.

Genésio Anton enfatiza que o decreto vai facilitar para o Executivo tomar ações mais enérgicas e buscar recursos em nível estadual ou nacional. Segundo o prefeito, o município tem apenas quatro riachos e estudos apontam que não há viabilidade de abastecimento de água de poços profundos. Acrescenta que o decreto vai facilitar para o município obter recursos financeiros para transporte de água, adquirir cisternas ou reservatórios, entre outras possibilidades que a situação exige.

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.