Entenda as regras vigentes em SC para volta às aulas presenciais.

Normas emitidas em portaria valem para instituições públicas e privadas; rede estadual de ensino retorna no dia 7 de fevereiro.

Entenda as regras vigentes em SC para volta às aulas presenciais.
Novas regras sanitárias foram estabelecidas para a volta às aulas presenciais em Santa Catarina. Os regramentos, que valem para instituições públicas e privadas, constam em portaria conjunta publicada pela SES (Secretaria de Estado da Saúde), SED (Secretaria de Estado da Educação) e Defesa Civil estadual.
A portaria nº 79/2022 detalha as determinações previstas no decreto oficial nº 1.669, assinado pelo governador Carlos Moisés em 12 de janeiro. O retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino está marcado para o dia 7 de fevereiro.
O documento determina o retorno das atividades escolares de forma 100% presencial, com a possibilidade de atendimento alternativo para estudantes que possuem laudo médico.
Além disso, reforça a necessidade de ventilação intensificada dos ambientes escolares e incentiva a vacinação das crianças e jovens contra a Covid-19.
Distanciamento social
A nova determinação retira o distanciamento social para a capacidade das salas de aula, permitindo o retorno de todos os estudantes de forma simultânea;
As regras de distanciamento continuam válidas apenas nos locais de alimentação escolar, sendo de 1,5 metros para ambientes sem ventilação e de 1 metro para ambientes com ventilação.
Laudo médico
Os estudantes que por razões médicas não puderem retornar ao regime presencial, deverão comprovar a necessidade de afastamento por laudo médico e serão avaliados semestralmente. Para esses casos, a rede de ensino deve ofertar estratégias de atendimento do estudante para garantir o ensino-aprendizagem.
Monitoramento dos casos
A SED (Secretaria de Estado da Educação) informou que irá manter o monitoramento de casos ativos de estudantes e profissionais da Educação.
A plataforma é abastecida a partir de um formulário diário preenchido pelos próprios gestores escolares, com dados atualizados em um painel interativo que inclui informações sobre casos suspeitos e confirmados entre professores, estudantes e demais profissionais da rede estadual de ensino.
O monitoramento foi criado pela SED para acompanhar os casos ativos de Covid-19 no retorno das aulas presenciais em 2021. Conforme os dados enviados pelos gestores escolares, o índice de contágio nas escolas estaduais entre alunos esteve sempre abaixo de 0,2%, enquanto entre professores o número nunca ultrapassou a marca de 1%.
Contenção de casos de Covid-19
A gestão escolar deve acionar a Vigilância Epidemiológica local se houver aumento do número de casos de Covid-19 entre os estudantes e profissionais da educação em um curto período.
O objetivo é que o cenário seja discutido em conjunto com a Vigilância Epidemiológica local para tomar as medidas de contenção.
Uma nota técnica será divulgada nos próximos dias pela Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) com orientações às escolas para os casos de Covid-19 entre os frequentadores.
Escalas para intervalo e identificação das mesas
Os gestores escolares são orientados a manter as escalas de turmas para evitar aglomerações nos intervalos. Outra recomendação que segue válida é identificar as mesas e cadeiras, organizando a sala de aula para que cada estudante utilize sempre o mesmo espaço. O uso de máscaras e de álcool gel nos ambientes escolares também permanece inalterado.
Ventilação intensificada
As salas de aula das unidades escolares públicas e privadas devem manter a ventilação cruzada (com portas e janelas abertas). O uso de ventilador de teto deve ser no modo reverso, enquanto os ventiladores de parede devem ter o fluxo de ar direcionado para a parte externa do ambiente.
Os sistemas de climatização das salas devem ter um PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), elaborado pela empresa de manutenção contratada, garantindo a qualidade do ar adequada.
Plano de Contingência para Educação
Conforme a Portaria Conjunta nº 750, de 2020, cada município e cada estabelecimento de ensino teve que elaborar seu PlanConEdu/Covid-19 (Plano de Contingência para Educação). Para o retorno 100% presencial, os planejamentos das escolas devem ser revisados. Não há necessidade de homologar o documento novamente com o comitê municipal.
 
 
 
 
Fonte: ND mais - notícia do dia
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.