Em quarentena do coronavírus, Judiciário de SC registra mais de 100 mil decisões e despachos.

Juízes e servidores seguem trabalhando de casa nas ações.

Em quarentena do coronavírus, Judiciário de SC registra mais de 100 mil decisões e despachos.
O Poder Judiciário de Santa Catarina adotou ao decreto do governo do Estado que declarou situação de emergência em todo o território e passou a realizar as atividades em home office. Mesmo de casa, o desempenho dos juízes e servidores continuou no mesmo estágio de produtividade, revelou os indicadores estatísticos: entre os últimos dias 17 e 24, foram registrados 106,3 mil decisões e despachos nas comarcas catarinenses, o que representa uma elevação de 21% em relação ao mesmo período em 2019. 

Como o sistema do Judiciário catarinense é 100% eletrônico, a restrição à presença física nas unidades não impediu a manutenção da prestação jurisdicional, informou a assessoria do Tribunal de Justiça. Além disso, o isolamento e a falta de atendimento ao público permitiram melhorar os números, mostrando que é possível ampliar a experiência digital no setor público e garantir a manutenção das medidas de prevenção durante o período de quarentena, sem prejuízo maior ao cidadão.

Em números
A movimentação processual manteve-se praticamente idêntica ao patamar do ano passado, com 1,8 milhão de movimentos no período analisado, apenas 2% abaixo do que foi verificado no ano anterior. 

Mesmo sem expediente presencial nas unidades, o volume de julgamentos também é significativo: foram proferidas 21 mil sentenças, numa média que ultrapassa a marca de 3,5 mil por dia. Nos últimos dias ainda foram verificados números expressivos de processos distribuídos (15,9 mil) e petições (181,1 mil).

Os mapas estatísticos indicam também o forte engajamento de servidores e magistrados trabalhando em suas casas. Somente na última terça-feira (24/3), a rede do Tribunal alcançou a marca de 4,5 mil usuários conectados remotamente.

- O Tribunal de Justiça já está há muitos anos com seu projeto de teletrabalho, mas a inclusão da grande maioria dos servidores nesse regime foi um desafio enorme para todos os setores. Gabinetes, cartórios, informática, gestão de pessoas, todo mundo se envolveu, aderiu à ideia. Está funcionando muito bem - avaliou o juiz auxiliar da Presidência Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva.

Para o público
Com a restrição de acesso às unidades, o cidadão deve utilizar o telefone (encontre os números aqui), o e-mail ou a página eletrônica do Tribunal de Justiça através deste link, para buscar informações e acessar os serviços prestados pelo Judiciário catarinense. Os prazos processuais estão suspensos até 30 de abril, conforme o regramento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
 
 
Fonte: DC
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.