Covid-19 recua em SC, com 3 regiões em alerta máximo e uma em nível alto.

Matriz de risco foi atualizada neste sábado (24).

Covid-19 recua em SC, com 3 regiões em alerta máximo e uma em nível alto.
A mais recente atualização do Mapa de Risco Potencial para a Covid-19 divulgado pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) na manhã deste sábado (24) mostrou, mais uma vez, um panorama de recuo da pandemia em SC e voltou a apresentar uma região no nível alto (amarelo) da classificação de risco.
Além disso, o número de regiões no nível grave (laranja) passou para 12 e as regiões em estado gravíssimo (vermelho), o alerta máximo da matriz, caíram para três.
 
Ocupação de UTIS em nível moderado
A região que apresenta a melhor situação e que evoluiu do nível grave para o alto é o Meio-Oeste. O melhor índice da região é a Capacidade de Atenção, que avalia a ocupação das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), e recebeu nota 1, ficando no nível moderado (azul).
Segundo a SES, desde a criação da Matriz de Risco em julho de 2020, foi a primeira vez que três regiões foram classificadas com o risco moderado (azul) para a ocupação de leitos de terapia intensiva. Além do Meio-Oeste, o Alto Uruguai e o Extremo Sul Catarinense também foram classificados com o risco moderado neste quesito.
Apenas as regiões da Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí e Nordeste permaneceram classificadas com o nível gravíssimo. Xanxerê, Laguna, Alto Vale do Rio do Peixe e Carbonífera, que na semana passada estavam em nível gravíssimo, conseguiram melhorar os índices.
 
Confira as notas que cada região recebeu: 
Indicadores voltaram a apontar regiões com alguns critérios em nível moderado (azul), principalmente na ocupação das UTIs – Foto: Reprodução/SES
 
Entenda os indicadores do mapa de risco de SC
Atualmente, o governo do Estado utiliza quatro critérios para elaborar a matriz de risco: Evento Sentinela (ocorrência de óbitos pela doença), Transmissibilidade (variação no número de confirmação positiva e casos infectantes), Monitoramento (percentual de positividade de exames RT-PCR do Lacen) e Capacidade de Atenção (ocupação de leitos de UTI Covid).
De modo geral, dois critérios chamam mais atenção na atualização deste sábado (24): Transmissibilidade, no qual 15 regiões estão em nível grave e uma – o Alto Uruguai – está no gravíssimo; e a Capacidade de Atenção.
Apesar de ter três regiões em nível moderado (azul), o critério que acompanha a ocupação das UTIs também é o que tem mais regiões em nível gravíssimo: ainda são sete, todos com a nota máxima – 4.
Na dimensão que avalia o número de mortes – Evento Sentinela – ainda há três regiões no nível gravíssimo: Foz do Rio Itajaí, Nordeste e Xanxerê, todas com nota 3,5. As outras 13 regiões aparecem entre os níveis grave e alto.
O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, destacou que a união entre Estado, municípios, profissionais de saúde e população em geral foi o que proporcionou a melhora nos índices.
“Temos avançado cada vez mais e conquistamos números expressivos na vacinação. Mas ainda temos três regiões em estado gravíssimo e doze em estado grave. Precisamos continuar atentos com os cuidados pessoais e os regramentos para vencemos essa batalha”, disse.
Confira abaixo o que está permitido ou proibido em Santa Catarina, com as regras por nível de risco da Covid-19 estabelecidas pelo Estado.
 
Bares, restaurantes e casas noturnas
Com as duas novas portarias publicadas na terça-feira (29), há mudanças nas regras para funcionamento de bares, restaurantes e casas noturnas.
Assim, as pessoas devem permanecer exclusivamente sentadas em casas noturnas. Está proibido o acesso à pista de dança e o consumo por quem estiver fora das mesas.
Os regramentos são orientados pelo nível de risco de contaminação com Covid-19 apontada no mapa de risco, divulgado todos os sábados pela SES (Secretaria de Estado da Saúde).
Há um cálculo de ocupação que deve ser seguido de acordo com a classificação da região na matriz de risco e área mínima a ser ocupada.
Gravíssimo (vermelho): 100 pessoas;
Grave (laranja): 150 pessoas;
alto (amarelo): 250 pessoas;
Moderado (azul): ocupação integral, conforme alvará de funcionamento.
Confira o que está permitido e proibido com base no risco potencial de Covid-19:
 
Gravíssimo e grave
Realização de eventos sociais em casas de shows, pubs, boates e afins, seguindo as regras da Portaria SES nº 455, com limite de ocupação de até 100 pessoas no gravíssimo e de até 150 no grave, com distanciamento;
Funcionamento das 6h às 23h;
Congressos, palestras, seminários e reuniões, de caráter público ou privado permissão com funcionamento das 6h às 23h;
Permitido a venda e consumo no próprio estabelecimento até as 23h e a partir das 5h no nível gravíssimo. No alto,
Está proibido o fornecimento para consumo no próprio estabelecimento nos níveis gravíssimo e grave, das 23h às 5h;
Transporte coletivo urbano municipal, transporte coletivo intermunicipal e transporte coletivo interestadual tem limite de ocupação de 50% por veículo no nível gravíssimo e 70% no nível grave;
Em serviços de alimentação — cafeterias, casas de chás, casas de sucos, lanchonetes, confeitarias, sorveterias, lojas de conveniências, restaurantes, pizzarias, churrascarias, cantinas, bares e afins — a permissão de funcionamento é das 5h às 23h, limitado o ingresso de novos clientes até 22h.
 
Alto
Realização de eventos sociais em casas de shows, pubs, boates e afins, no nível de risco potencial alto  com permissão para funcionamento das 6h à meia-noite, seguindo as regras da portaria nº 1.024;
O fornecimento para consumo no próprio estabelecimento no nível alto está proibido da meia-noite às 5h;
A ocupação nos transportes coletivo urbano municipal, coletivo intermunicipal e coletivo interestadual é de 100% no nível alto, mantidas todas as linhas e itinerários, seguindo as regras da portaria nº 22;
Em serviços de alimentação — cafeterias, casas de chás, casas de sucos, lanchonetes, confeitarias, sorveterias, lojas de conveniências, restaurantes, pizzarias, churrascarias, cantinas, bares e afins — a permissão de funcionamento no nível potencial alto é das 5h à meia-noite, limitado o ingresso de novos clientes até 23h.
 
Moderado
No nível de risco potencial moderado, a permissão de funcionamento dos estabelecimentos segue conforme o determinado no alvará, seguindo as regras da portaria nº 1.024.
A ocupação nos transportes coletivo urbano municipal, coletivo intermunicipal e coletivo interestadual também é de 100% no nível moderado;
No nível potencial moderado, não há restrições nos horários de funcionamento, com permissão conforme estabelecido no alvará do estabelecimento.
 
Para todos os níveis de risco, confira o que é permitido das 5h às 23h:
Academias;
Utilização de piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos, com limite de ocupação simultânea de 50%;
Parques temáticos e zoológicos, com limite de ocupação simultânea de 50%;
Cinemas, teatros e circos;
Museus;
Igrejas e templos religiosos;
Áreas de uso coletivo em hotéis e similares, com limite de ocupação simultânea de 50%
Eventos públicos na modalidade drive-in;
Shoppings, centros comerciais, galerias e comércio de rua;
Feiras, exposições e leilões;
Parques aquáticos e complexos de águas termais;
Demais atividades e serviços privados não essenciais, com limite de ocupação simultânea de 50%;
 
Veja o que é permitido nos níveis gravíssimo e grave, das 23h às 5h, e da meia-noite às 5h, no nível alto:
Farmácias, hospitais e clínicas médicas;
Serviços funerários;
Serviços agropecuários, veterinários e de cuidados com animais em cativeiro;
Assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;
Estabelecimentos que realizem atendimento exclusivamente na modalidade de tele-entrega;
Postos de combustíveis;
Estabelecimentos dedicados à alimentação ou à hospedagem de transportadores de cargas e de passageiros, situados em estradas e rodovias;
Hotéis e similares.
Embarcações de esporte e recreio, limitação de ocupação de 50% da capacidade, sendo proibido amadrinhar as embarcações, em todos os níveis de risco;
Permitido o funcionamento de agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito, segundo as regras da portaria nº 86;
Funcionamento de supermercados, com limite de acesso de até 2 pessoas por família e ocupação simultânea de até 50% da capacidade do estabelecimento, das 5h às 23h, em todos os níveis de risco.
Para as seguintes atividades, a liberação de funcionamento e realização, em todos os níveis de risco, ocorrerá mediante deliberação tripartite entre o Município onde se realizará a atividade, a Região de Saúde do Município e a SES:
Competições esportivas de rua, públicas ou privadas;
Eventos de grande porte, que tenham repercussão regional, estadual ou nacional.
 
 
 
Fonte: ND mais - notícia do dia
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.

Erro na Linha: #0 :: Unknown: write failed: Disk quota exceeded (122)
Unknown

Erro na Linha: #0 :: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/opt/alt/php72/var/lib/php/session)
Unknown