Conmebol aumenta multa e pode fechar estádios em caso de racismo.

Por casos recentes, principalmente contra brasileiros, entidade decidiu endurecer as suas regras contra times e torcedores.

Conmebol aumenta multa e pode fechar estádios em caso de racismo.
Após vários casos recentes de racismo em suas competições, a Conmebol confirmou nesta segunda-feira (9) a alteração em seu Código Disciplinar, tornando mais duras as punições para situações como essa.
A entidade disse que foi feita uma análise das partidas até agora, disputadas pelas fases preliminares e de grupos da Libertadores e Sul-Americana. A entidade citou que observou "com preocupação o número de infrações cometidas por torcedores em relação à discriminação, especificamente o racismo".
Agora, a multa mínima aos clubes em decorrência de atos discriminatórios de torcedores passa dos 30 mil dólares para 100 mil. Além disso, o Comitê Disciplinar da Conmebol pode ainda determinar, segundo a nova redação, que um clube tenha que jogar de portões fechados ou com interdição parcial do seu estádio.
Confira as alterações no regulamento:
ARTIGO 17. DISCRIMINAÇAO
1. Qualquer jogador ou oficial que insulte ou atente contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio, por motivos de cor de pele, raça, sexo ou orientação sexual, etnia, idioma, credo ou origem, será suspenso por um mínimo de cinco jogos ou por um período de tempo mínimo de dois meses.
2. Qualquer Associação Membro ou clube cujos torcedores insultem ou atentem contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio, por motivos de cor de pele, raça, sexo ou orientação sexual, etnia, idioma, credo ou origem, será sancionada com uma multa mínima de cem mil dólares americanos (USD 100.000). Da mesma forma, o Órgão Judicial competente poderá impor a sanção de jogar um ou vários jogos à porta fechada ou o fechamento parcial do estádio.
3. Se as circunstâncias particulares do caso requerem, o Órgão Judicial competente poderá impor sanções adicionais à Associação Membro ou ao clube, jogador ou oficial responsável.
4. Se proíbe qualquer forma de propaganda de ideologia antes, durante e depois da partida. Aos infratores dessa disposição, serão de aplicação as sanções previstas nos pontos 1 ao 3 desse mesmo artigo.
 
 
 
 
Fonte: Correio do Povo
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.