Chuva reduz em 34% o número de cidades de SC em situação de atenção para a estiagem, afirma Defesa Civil.

Apesar do grande acumulado, a precipitação ficou abaixo do esperado. Os sistemas que provocaram as chuvas não foram de longa duração.

Chuva reduz em 34% o número de cidades de SC em situação de atenção para a estiagem, afirma Defesa Civil.

Chuva reduziu em 34% o número de municípios de Santa Catarina em estado de atenção em razão da estiagem. Segundo a Defesa Civil, 88 cidades estavam nesta situação em setembro. Atualmente são 55. Contudo, o número de municípios em estado crítico saltou de 4 para 7 municípios. Os dados foram divulgados no Boletim Hidrometeorológico Integrado na terça-feira (5).

"De maneira geral, as chuvas de setembro amenizaram os efeitos da estiagem. Muitos municípios que estavam em situação de alerta tiveram seu status atualizado para estado de atenção, ou seja, com perspectiva de serem menos afetados pela condição de escassez hídrica", informou o órgão.

As regiões do Oeste e Meio-Oeste permanecem sendo as regiões mais impactadas pelos efeitos da estiagem. Segundo a Defesa Civil, 87 municípios estão com o decreto de situação de emergência ativo em razão do fenômeno.

Atualmente, 58 municípios estão em estado de atenção, 11 em alerta e sete em estado crítico para o abastecimento urbano. No documento divulgado em 15 de setembro, eram 88 em atenção, 17 em alerta e quatro em estado crítico.

A chuva

De acordo com os dados da Defesa Civil, o mês de setembro apresentou uma precipitação acumulada alta em quase todo o estado. Mesmo assim, ficou abaixo do esperado. Segundo a Defesa Civil, os sistemas que provocaram as chuvas não foram de longa duração. De forma geral, grande parte de Santa Catarina ficou de 15 e 20 dias sem registro do fenômeno.

"Apesar da chuva volumosa no período, os acumulados observados foram abaixo do esperado para o mês em quase todas as regiões, já que historicamente setembro tem médias altas de precipitação. As exceções são áreas entre o Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí, onde a chuva ficou acima da média", explicou o documento.

Apesar das últimas ocorrências de chuva, a previsão da Defesa Civil é que a estiagem hidrológica tende a se intensificar até o final de 2021. A expectativa é de que os níveis dos rios não retornem à média até o início de 2022. Ações, segundo órgão, estão sendo realizados para minimizar os impactos do fenômeno.

Avaliação da seca em SC

Além de atualizar os dados de chuva, o boletim divulgado pela Defesa Civil no início do mês mostrou que 37% (108) das cidades catarinenses estão em situação de seca moderada. Outros 62% (182) estão classificados como seca fraca:
Nenhuma em Condição Normal (0%)

-182 em Seca Fraca (62%)

- 108 em Seca Moderada (37%)

- 12 em Seca Severa (2%)

- 0 em Seca Extrema (0%)

Nenhuma em Seca Excepcional (0%)

 

Índice Integrado de Seca em Santa Catarina — Foto: Defesa Civil/Divulgação
 
 
 
Fonte: G1/SC
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.