Chuva melhora condição de rios em SC e indica recuperação após meses de estiagem severa.

Segundo boletim da Epagri/Ciram, 34 dos 40 rios monitorados já apresentam níveis hídricos considerados normais.

Chuva melhora condição de rios em SC e indica recuperação após meses de estiagem severa.

O acumulado de chuvas registrado nos últimos dias em Santa Catarina melhorou a condição hidrológica dos rios e indica uma recuperação da normalidade após meses de severa estiagem, aponta a Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento do tempo e do clima no Estado.

Segundo boletim hidrológico emitido pelo órgão nesta terça-feira (8), 34 dos 40 rios monitorados já apresentam níveis hídricos considerados normais. As exceções são situações pontuais em Concórdia e Mondaí, ambas no Oeste catarinense.

Aparentemente, houve uma recuperação da condição hidrológica, principalmente do solo, devido às chuvas registradas nos últimos dias. A capacidade de armazenamento do solo, do ponto de vista da agricultura, também está elevada e voltou à normalidade — comenta Guilherme Miranda, pesquisador de hidrologia da Epagri/Ciram.

De acordo com dados do órgão, o acumulado de chuvas na última semana, entre 1º e 7 de dezembro, foi maior na região do Litoral Norte catarinense, com uma precipitação média acumulada de 124,1 milímetros.

A região da Grande Florianópolis foi a segunda com maio precipitação média acumulada, 113,6 milímetros. Já no Oeste, região que tem sido mais afetada pela estiagem, o acumulado ficou em 58,2 milímetros.

Apesar do cenário mais otimista, o pesquisador Guilherme Miranda ressalva que uma recuperação plena dos efeitos da estiagem ainda levará tempo. Ele destaca que Santa Catarina registrou o mês de outubro mais crítico dos últimos 90 anos em relação à escassez de chuvas.

— Seguimos acompanhando essa situação de recuperação da estiagem. Digamos que houve uma recuperação, mas ainda tem muito a recuperar, principalmente os grandes reservatórios de água das usinas hidrelétricas. É importante a gente seguir acompanhando. Foi uma estiagem bastante severa — afirma.

 

 

 
 
 
Fonte: Diário Catarinense
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.