Casos de Covid-19 têm alta de 127% em maio; SC registra 70 municípios com ‘alto risco’.

Taxa de vacinação da dose de reforço está acima de 85% em apenas 10 municípios do Estado.

Casos de Covid-19 têm alta de 127% em maio; SC registra 70 municípios com ‘alto risco’.

Os casos ativos de Covid-19 em Santa Catarina cresceram 127% em maio em relação à última semana de abril. O estudo, divulgado pelo NECAT-UFSC (Núcleo de Estudos de Economia Catarinense da Universidade Federal de Santa Catarina), complementa dados de 70 municípios classificados como “alto risco” pelo governo estadual.

No fim de abril, Santa Catarina tinha 5.236 casos ativos de Covid-19. Já em em 27 de maio, os números de infecções saltaram para 11.878 casos ativos.

Segundo documento do NECAT, os dados confirmaram a tendência de crescimento de contágio, como tinha sido observada na semana anterior, porém de forma “bem mais acelerada”.

O documento afirma ainda que este novo cenário fez com que a média diária de novos se aproximasse dos valores registrados no início de março deste ano, quando a variante Ômicron estava em expansão.

Municípios em alerta

A matriz de alerta epidemiológica do governo estadual, que mostra o  mapa de Covid-19 em Santa Catarina, aponta que 70 municípios são considerados de alto risco à Covid-19. Entre os municípios citados estão Florianópolis, Tijucas, Paulo Lopes, São Joaquim e Mafra, por exemplo.

Segundo o site do governo estadual, as classificações são determinadas pelas taxas de incidência de casos de Covid-19 e de hospitalizações causadas pela SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). São considerados também a cobertura vacinal da população alvo.

 

Matriz de alerta epidemiológico aponta 70 municípios com risco alto à Covid-19 – Foto: SES/Divulgação
 

 

Vacina de reforço

Outro dado que chama atenção para a situação do coronavírus em Santa Catarina é a baixa taxa de adesão à vacina de reforço para maiores de 18 anos. Apenas 10 municípios estão com taxas acima de 85% de vacinação, segundo painel do governo estadual. Todos estão localizados na Serra e no Oeste Catarinense.

A vacina de reforço foi considerada tão importante no combate ao Coronavírus que, nesta segunda-feira (30), adolescentes começaram a ser vacinados no estado. A informação foi confirmada no último sábado (28) pelo governo estadual, um dia depois de o Ministério da Saúde ter divulgado nota ampliando o reforço da imunização para esse público.

 

 
 
 
Fonte: SES
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.