Casos de coronavírus em SC sobem para 51 confirmados.

Segundo governador, números estão sendo atualizados constantemente.

Casos de coronavírus em SC sobem para 51 confirmados.

Os casos de coronavírus em Santa Catarina subiram para 51 confirmados, segundo o Governo do Estado na manhã deste sábado (21).

Os casos foram notificados em 16 cidades. Outras 361 pacientes estão em avaliação.

Além de estar em situação de emergência, foi declarada também situação de calamidade pública no estado catarinense. A recomendação é que a população fique em casa. O Brasil tem 12 mortes por Covid-19 confirmadas.

"Às 8h30 [deste sábado] tínhamos 51 casos confirmados. Bem provável que neste momento esse número já seja um pouquinho maior, pois a todo tempo estamos recebendo atualização dos laboratórios", informou o governador Carlos Moisés (PSL) às 10h35 em coletiva de imprensa.

Além do governador, participam da coletiva online os secretários da Saúde, Helton Zeferino, e da Comunicação, Ricardo Dias.

Santa Catarina está no estágio de transmissão comunitária, quando não é possível identificar a origem do contágio, e decretou situação de emergência na terça (17).

Entre as restrições estão o fechamento de comércios não essenciais, e a proibição de transporte coletivo e de permanência de pessoas em locais públicos como parques, praças e praias.

Governo de SC anuncia plano para diminuir impactos do coronavírus na economia

Na sexta-feira (20), o número havia aumentado de 28 para 40 em oito horas. Na manhã de sábado subiu para 51 e pode subir ainda mais na próxima atualização prevista para o no fim do dia, conforme o Governo do Estado.

Segundo Zeferino, além de internações de pacientes confirmados, há internações entre os casos investigados.

"Além de idosos, temos adultos jovens e inclusive crianças com quadro respiratório compatível com coronavírus, o que reforça a necessidade de as pessoas ficarem em casa [...] Nossas medidas de restrições têm objetivo de que esse processo de confirmações seja desacelerado", afirmou o secretário de saúde Zeferino.

"A grande maioria dos casos confirmados está em isolamento domiciliar com as devidas orientações. Temos alguns em ambiente hospitalar, em UTI alguns deles", informou o secretário de Saúde, que não detalhou quantos internados.

Apesar de a transmissão comunitária ter sido identificada no Sul catarinense, Zeferino disse que isso já pode estar ocorrendo em qualquer região do estado, com pessoas assintomáticas.

As cidades com casos notificados são:

Florianópolis: 10

Tubarão: 6

Balneário Camboriú: 6

Braço do Norte: 6

Criciúma: 6

Joinville: 4

Imbituba: 2

Rancho Queimado: 2

Chapecó: 2

Jaraguá do Sul: 1

Jaguaruna: 1

Itajaí: 1

Navegantes: 1

Pomerode: 1

São José: 1

Gravatal 1

Contas de luz

Governo anuncia parcelamento de tarifa de luz e aumento do teto de recursos para hospitais

Na coletiva, o governador anunciou que a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) suspendeu a cobrança da tarifa de luz dos meses de março e abril para de 36 mil famílias em situação de baixa renda.

Eles poderão parcelar em até 12 meses a partir de maio essas mensalidades. Já a Casan deve isentar as famílias de baixa renda por 60 dias. São cerca de 7 mil no estado.

Ele também informou que todos os hospitais filantrópicos devem receber o teto máximo de recursos enviados pelo Governo, em R$ 2 milhões, independente da produtividade, enquanto durar a pandemia de coronavírus - veja no vídeo acima.

Fiscalização do decreto

Desde a publicação do decreto, foram feitas mais de 5 mil intervenções pela polícia em Santa Catarina durante fiscalização do cumprimento das novas regras.

No total, foram pelo menos 40 interdições, resultando no fechamento de estabelecimentos, segundo a Polícia Militar.

O governador do estado criticou o fechamento de acesso que algumas cidades estão fazendo em Santa Catarina. "'Acho que não é adequado fecharem as entradas das cidades", disse.

Ônibus interestaduais e internacionais estão proibidos de entrar no estado. Segundo Carlos Moisés, 17 vans e ônibus foram impedidos de adentrar no estado com turistas.

 

 

Fonte: G1 / SC

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.