Carteira de identidade em SC passa a ter CPF como número único.

Carteira de identidade em SC passa a ter CPF como número único.
A carteira de identidade terá uma mudança importante em Santa Catarina nos próximos dias. A partir de 3 de novembro, a carteira de identidade emitida no Estado terá apenas um número, o do CPF. Com isso, o dado de RG deixa de ser usado dentro do projeto do Instituto Geral de Perícias (IGP) que prevê chave única para a identificação. SC será o primeiro Estado a colocar o modelo em prática.
Segundo o diretor do IGP, Giovanni Eduardo Adriano, as novas cédulas emitidas serão de dois formatos. No caso das pessoas que forem renovar a identidade, o número do RG constará em tamanho pequeno apenas como forma de comprovação de que a pessoa realmente tinha esse dado anteriormente. Já para as crianças que forem fazer o primeiro documento ou os adultos de outros Estados que buscarem refazer a identidade em SC, a carteira será emitida com o número do CPF.
A justificativa do IGP para a mudança, que deve se espalhar para as outras regiões do país, é que atualmente cada pessoa tem um número de RG conforme o seu Estado. A ideia é que o CPF possa unificar os dados e facilitar a identificação.
O instituto diz que as pessoas não precisarão mais decorar número de RG e CPF, pois o número será o mesmo e, ao se mudar para Santa Catarina, não será necessário se preocupar em fazer um novo RG e ganhar um outro número para decorar.
O lançamento oficial do projeto ocorre às 10h do dia 3 de novembro, na secretaria de Segurança Pública de SC, em Florianópolis. Por conta das mudanças no sistema do IGP para a emissão dos novos documentos, não haverá atendimento para a confecção das carteiras na semana entre os dias 1º e 5º de novembro. Com isso, nesta semana que começa hoje (25) e vai até sexta-feira (29), os agendamentos de serviço pela internet estão interrompidos.
 
 
 
 
Fonte: Ânderson Silva/ DC
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.