Agosto terá 2 superluas, 1ª acontece nesta terça; veja qual melhor horário para ver em SC.

A 1ª superlua ocorre na noite desta terça-feira (1º) e a segunda, no dia 30; a próxima vez que o fenômeno acontecerá, por completo, será em 2037.

Agosto terá 2 superluas, 1ª acontece nesta terça; veja qual melhor horário para ver em SC.

Agosto será o mês perfeito para quem gosta de observar o céu e suas maravilhas, pois não teremos somente uma, mais, sim, duas superluas contemplando as noites catarinenses. A 1ª ocorre na noite desta terça-feira (1º) e a segunda, fechando o mês, ocorre no dia 30.

O professor de astrofísica da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Alexandre Zabot, explica que o fenômeno astronômico é considerado raro, pois não depende só de um fator para acontecer.

“A superlua acontece quando a gente tem duas coincidências. A primeira é quando a distância da terra a lua, que varia várias vezes durante o ano, está mais próxima. E a segunda são as fases da lua”, pontua.

Ele diz que a junção dos dois fatores: A proximidade da lua da Terra e a fase cheia dela, é o que a faz ser “super”. Além disso, por estar mais próximo e maior, seu brilho também fica mais intenso, enfatiza o professor.

A última vez que duas superluas completas apareceram no céu no mesmo mês foi em 2018. A próxima vez que isso acontecerá novamente será em 2037, diz o Virtual Telescope Project.

Como ver a superlua em SC?

Alexandre diz que os catarinenses não precisarão se preocupar, pois a Superlua poderá ser vista em qualquer lugar de Santa Catarina, desde que, claro, o céu tenha condições.

“Não pode estar nublado, por exemplo, porque a lua tem que estar visível. Não pode ter nuvens, estar chovendo”.

Em relação ao horário, também é bastante simples: “Como é lua cheia, uma fase da lua que nasce por volta das 18h e se pões às 6h da manhã, então qualquer horário a noite vai ser possível ver”, diz o professor.

O fenômeno poderá ser visto no Observatório Astronômico da UFSC das 18h30 até às 22h. A entrada é gratuita e não necessita de agendamento.

 
 
 
Fonte: ND+
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.