Tempestade de gelo destrói ‘nariz’ de avião ao sair do PR.

Avião realizava voo entre Santiago, no Chile, e Assunção, no Paraguai, com 48 passageiros a bordo, ao sair do Brasil, passou por uma tempestade.

Tempestade de gelo destrói ‘nariz’ de avião ao sair do PR.

Um avião da empresa aérea Latam, que ia de Santiago, no Chile, para Assunção, no Paraguai, precisou mudar de rota devido a uma previsão de fortes tempestades no início da noite de quarta-feira (26). O pouso de emergência ocorreu no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Paraná.

Três horas depois, por volta das 21h45 de quarta, ao retomar o voo saindo de Foz do Iguaçu, com destino ao Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Luque, no Paraguai, a aeronave voltou a enfrentar mau tempo e desta vez sofreu danos com a tempestade.

O comandante do Airbus A320-200 chegou a declarar emergência, mas a aeronave com 48 passageiros pousou em segurança, informou o jornal ABC Color. O avião pousou na capital paraguaia sem um motor funcionado, com para-brisas quebrados pelo granizo e com “bico” destruído. Isso ocorreu 15 minutos após a decolagem.

Já às 23h09 de quarta, segundo a Latam do Paraguai, o avião pousou em Assunção. Tanto os passageiros, quanto a tripulação saíram ilesos. Em nota, a companhia aérea lamentou o ocorrido “que a situação meteorológica pode ter causado aos passageiros”.

Nota da Latam

A LATAM Airlines Paraguai informa que, na quarta-feira (26/10), o voo LA1325 (Santiago-Assunção) enfrentou condições climáticas severas. A aeronave fez um pouso de emergência em Assunção sem intercorrências às 23h09 (hora local). Tanto os passageiros quanto a tripulação estão bem.

A LATAM Airlines Paraguai se solidariza com os clientes que passaram por essa situação.

Turbulência e desespero

O MetSul informou que o avião ingressou no sistema de intensa instabilidade que estava sobre o país por conta de uma frente fria que avançava pela região. Às 19h de quarta, o Serviço Meteorológico do Paraguai emitiu vários alertas de temporais pelo país.

Os danos ocorreram no trajeto entre Foz e Assunção, quando o sistema frontal estava mais a Leste do Paraguai com uma linha de tempestades entre a cidade do Paraná e a capital paraguaia.

 

 

Vídeo gravado por um passageiro registrou a turbulência severa durante o voo sobre o Paraguai. No vídeo, passageiros gritam com a violenta turbulência. “Por favor, santo Deus, que bárbaro”, um dos passageiros do avião é ouvido.

Marcial Guillermo Gómez, um dos passageiros que estava no avião, contou ao jornal ABC Color de Assunção que embarcou por volta das 15h da quarta. De acordo com ele, foram momentos de tensão já na primeira tentativa de pousar na capital paraguaia.

“Quando saímos de Santiago sabia que íamos chegar com uma tempestade. Ainda assim, o comandante disse que teríamos tempo bom em rota. Estivemos em Foz três horas e meia ou quatro. Alguns que estavam indo para São Paulo desceram”, disse Gómez.

 

Avião pousou com danos – Foto: Reprodução
 

 

Outros passageiros relataram ao site Aeroin que, em certo momento, pilotos e tripulantes pediram que todos ficassem em posição de impacto. O caso é investigado pela Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC) do Paraguai. Além disso, uma equipe de especialistas da DGAC chilena irá colaborar com este processo investigativo.

A decisão dos pilotos de sair do Brasil até o Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi diante das condições climáticas desfavoráveis foi duramente criticada por especialistas, segundo a imprensa do Paraguai. Relatos dos passageiros indicam que os pilotos minimizaram o mau tempo.

Fontes próximas da operação da companhia no Paraguai compartilharam fotos do pós-incidente, mostrando detalhes do radome, o “nariz” do avião.

 

 
 
 
Fonte: ND+
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.