Taxa de isolamento social em SC durante o feriadão ficou acima de 50%.

Taxa de isolamento social em SC durante o feriadão ficou acima de 50%.
Os dados coletados de aparelhos celulares pela Polícia Militar, que indicam o nível de isolamento social em Santa Catarina, apontaram para uma maior adesão no fim de semana e no feriado. Apesar dos flagrantes de festas e pessoas nas praias, 55% dos catarinenses permaneceram em casa no último sábado (2). O índice é 8% maior do que no sábado anterior, 25 de abril.

Os números são baseados em mais de 1,5 milhão de aparelhos celulares. Os dados são fornecidos por uma empresa de telefonia, e se limitam à movimentação dos aparelhos.

Durante todo o feriadão, isolamento social em SC foi em média acima de 50%. A Capital, que tem o maior número de casos de coronavírus no Estado – e por isso é um ponto de atenção - registrou 54% de isolamento na sexta-feira, e 52% no sábado.

A maior cidade de SC, Joinville, teve 49% de adesão na sexta, e 53% no sábado. Blumenau, que virou notícia mundial pelo avanço na quantidade de casos nos últimos dias, que coincidiu com a viralização de imagens de pessoas aglomeradas na reabertura dos shoppings, teve 52% na sexta e 50% no sábado.

Balneário Camboriú, que recebeu turistas durante o feriado prolongado, teve índice de isolamento mais baixo em comparação com as cidades maiores. Mesmo assim, esteve próximo da metade: foram 49% na sexta-feira, e 46% no sábado.

O comandante Geral da PMSC, coronel Araújo Gomes, diz que os números apontam que os catarinenses tendem a ficar em casa quando podem, como nos finais de semana.

- Apesar de vermos mais movimento a pé na rua, e termos a sensação contrária, são as atividades econômicas, e não estas atividades de fim de semana que reduzem mais o isolamento social – avalia.

A PM tem usado esses dados para ajudar na tomada de decisões sobre a pandemia. O comandante diz que o objetivo é evitar ações que tenham mas barulho que resultado. 

-  Nesta fase temos um balanceamento: para manter as atividades econômicas é preciso que a perda de isolamento seja compensada pelo cumprimento das medidas – avisa.
 
 
 
Fonte: Dagmara Spautz/ DC
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.