Segundo pesquisa, materiais escolares estão até 30% mais caros em 2022.

Lojistas destacam aumento na procura dos itens em relação ao último ano.

Segundo pesquisa, materiais escolares estão até 30% mais caros em 2022.
O ano começa e com ele surgem as elevadas despesas típicas do mês de janeiro. Para quem tem filhos em idade escolar a lista de custos se torna ainda maior, em razão da compra dos materiais necessários. Segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares, o aumento neste ano pode chegar a 30% e nenhum produto deve escapar da alta de preços.
 
PROCURA
Foto: Camilla Constantin/ O Líder
 
No ano passado muitos estudantes reaproveitaram materiais escolares de 2020, principalmente em razão do período passado em casa, o que fez com que os comerciantes registrassem queda nas vendas. Conforme a lojista Luciane Bourscheid, neste ano, com o avanço da vacinação e a decisão da volta às aulas presenciais, a procura aumentou.
São diversos produtos disponíveis, como cadernos, canetas, borrachas, tesouras, entre tantos outros. Ela destaca que as mochilas estão entre os itens mais vendidos. “Fora da lista de materiais, algo que percebo é que muitas crianças e adolescentes despertaram o lado artístico durante a pandemia, o que aumentou a procura por itens de desenho e tintas. Com o tempo passado em casa, realmente pegaram gosto pela arte”, destaca.
 
COMO ECONOMIZAR?
Com o aumento dos preços, o jeito é buscar alternativas para economizar. Em primeiro lugar, é importante pesquisar bastante os valores e assim analisar o melhor custo-benefício.
Para quem se organizou, pagar à vista também pode render um bom desconto. Uma dica é conversar com outros pais e fazer compras conjuntas, o que pode aumentar a probabilidade de conseguir preços menores. Além, claro, de reaproveitar o que for possível dos últimos anos. 
A principal sugestão é não levar os pequenos para fazer as compras, o que costuma acarretar no aumento do preço final, já que crianças costumam gostar de produtos da moda, geralmente estampados com os seus personagens favoritos. No entanto, em termos de aprendizado, tais produtos não apresentam vantagem sobre itens com preço inferior. O importante é usar a criatividade: se o problema for a capa do caderno, por exemplo, uma ótima opção é encapar e customizar.
 
 
 
 
Fonte: Camilla Constantin/ WH Comunicações
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.