SC recebe vacinas contra Covid-19 para bebês e crianças de 6 meses a 2 anos; veja detalhes.

Estado recebeu 34 mil doses da vacinas da Pfizer que deve imunizar um público de cerca de 11 mil crianças.

SC recebe vacinas contra Covid-19 para bebês e crianças de 6 meses a 2 anos; veja detalhes.

Santa Catarina recebeu na manhã desta sexta-feira (11), a primeira remessa com 34 mil doses da vacinas da Pfizer –  para imunizar bebês e crianças, entre 6 meses a 2 anos, contra a Covid-19.  De acordo com a Secretária da Saúde, a data da distribuição do imunizante aos municípios catarinenses ainda será avaliada.
No estado, segundo a pasta, a população estimada nesta faixa etária é de 244.674 crianças. Porém, neste primeiro momento, as doses recebidas devem imunizar cerca de 11 mil bebês e crianças.
Segundo a Secretaria, o público alvo da vacinação deve receber doses e, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, o Estado irá armazenar as vacinas para poder fazer a imunização completa dos vacinados, pois não há previsão de novas remessas.
De acordo com o esquema de vacinação, entre a primeira e a segunda dose deve haver um intervalo de 21 dias. Já entre a segunda e a terceira dose o intervalo deve ser de 60 dias.

Como será a aplicação

Diferente do recomendado pela Ministério da Saúde, em Santa Catarina a aplicação das doses não deve ser feita apenas em bebês e crianças com comorbidades, mas de forma escalonada.
Contudo, a pasta destacou que o público com comorbidades (com comprovação) terão prioridade na vacinação, independentemente da faixa etária.
A Secretaria informou que a imunização será aplicada primeiro nos bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias. Depois será a vez de vacinar os bebês de 1 ano a 1 ano, 11 meses e 29 dias. Por fim, será aplicada as doses nas crianças de 2 anos a 2 anos, 11 meses e 29 dias.

Distribuição

A distribuição de 1 milhão de doses do imunizantes da Pfizer começou a ser feita após 15 dias do recebimento, pois o Ministério da Saúde recebeu o lote no último dia 27 de outubro.
Os imunizantes foram submetidos a uma análise pelo INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) e enviados apenas nesta sexta-feira às Unidades da Federação.
Entre os estados, Santa Catarina é o  12º que mais deve receber doses, com 34 mil. O maior número de imunizantes ficará com São Paulo (206 mil), seguido de Minas Gerais (95 mil).

Liberação da Anvisa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou a vacina da Pfizer para ser aplicada no público da faixa etária, em 17 de setembro.
Conforme explicou a Secretaria, a vacina da Pfizer para bebês a partir dos seis meses – que tem a tampa do fraco da cor vinho – possui apresentação e dosagem diferenciada da formulação utilizada em outros públicos alvos da imunização.

 

 
 
 
Fonte: ND+
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.