Saiba os critérios para concorrer ao programa Universidade Gratuita

As inscrições para o primeiro semestre de 2024 do Universidade Gratuita ainda não iniciaram, mas o estudante já deve estar atento aos requisitos e à documentação exigida.

Saiba os critérios para concorrer ao programa Universidade Gratuita

As inscrições para o primeiro semestre de 2024 do Universidade Gratuita ainda não iniciaram, mas o estudante já deve estar atento aos requisitos e à documentação exigida. O primeiro passo é estar regularmente matriculado na Unoesc, em um dos cursos de Graduação cadastrados no programa, em diversas áreas do conhecimento.

O acesso ao Universidade Gratuita será realizado em duas etapas: cadastro no sistema do Estado de Santa Catarina e envio da documentação ao Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Para concorrer, o interessado deve ser natural de Santa Catarina ou comprovar residência no Estado há mais de cinco anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso na Universidade.

Outro critério é ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta. Dessa forma, caso o estudante tenha a primeira graduação em uma universidade particular, federal ou com bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), ainda estará apto a se inscrever no programa.

A seleção também considera como requisito que o estudante, preferencialmente, tenha cursado o Ensino Médio em escola pública, ou ter tido bolsa integral ou parcial em escola particular. Ele também deve comprovar ser hipossuficiente, segundo o Índice de Carência (IC), ou seja, não possuir condições e recursos econômicos suficientes. Além disso, deve possuir renda familiar per capita inferior a oito salários mínimos para o curso de Medicina e inferior a quatro salários mínimos para os demais cursos.

Critérios para participar do Universidade Gratuita:

– Estudante regularmente matriculado na Unoesc, em curso de Graduação cadastrado no programa;

– Ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta;

– Ser natural de Santa Catarina ou residir no estado há mais de cinco anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso na Universidade;

– Ser hipossuficiente, segundo o IC;

– Preferencialmente, ser oriundo do Ensino Médio ou equivalente de escolas da rede pública ou de instituições privadas com bolsa integral ou parcial;

– Possuir renda familiar per capita inferior a oito salários mínimos para o curso de Medicina, ou inferior a quatro salários mínimos para os demais cursos.

Fonte: Ascom / UNOESC

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.