Operação contra a violência doméstica em SC faz 4,8 mil atendimentos em 40 dias.

Operação prendeu 485 pessoas em flagrante por violência doméstica em todo o Estado.

Operação contra a violência doméstica em SC faz 4,8 mil atendimentos em 40 dias.

Uma operação da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) voltada ao apoio a vítimas e prevenção da violência doméstica fez, desde 1º de março, 4.895 atendimentos às vítimas. Em todo o Estado, neste período, foram registradas 2.365 ocorrências com boletins, 87 vítimas resgatadas, 58 medidas cautelares representadas, 967 medidas protetivas de urgências solicitadas e nove termos circunstanciados lavrados. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (11), 41 dias após o início da ação.

Segundo a PMSC, a operação quer desenvolver ações de polícia ostensiva com foco na proteção da mulher, por meio do atendimento de emergências e intensificando visitas preventivas a vítimas registradas no Programa Rede Catarina.

Panfletagem e palestras também estão incluídas na operação. Até agora, foram 165 ações de panfletagem e orientações, 268 palestras em todo o Estado, sendo alcançadas 11.365 pessoas com a panfletagem de folhetos informativos e 19.510 pessoas que participaram das palestras preventivas e de orientação.

Prisões e apreensões

Durante a operação, 485 pessoas foram presas em flagrante, e cinco menores de idade foram apreendidos. Além disso, 15 foram presas por mandado de prisão civil, e 10 por prisão preventiva. A PMSC ainda conduziu 203 suspeitos à delegacia de Polícia Civil e três presos com mandado de prisão temporária. Ao todo foram apreendidas 32 armas, sendo 22 armas brancas, nove de fogo e uma de fabricação caseira.

A Operação é coordenada pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com o apoio e execução pela Polícia Militar de Santa Catarina.

Como denunciar

Denúncias de casos de violência contra mulheres podem ser feitas pelo telefone 180, que atende em todo o país, 24 horas por dia.

Além disso, também é possível denunciar pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e na página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), responsável pelo serviço.

No site, o atendimento por chat e com libras também está disponível. Em caso de urgência, os números 197, da Polícia Civil, e 190, da Polícia Militar, também atendem ocorrências de violência contra a mulher 24 horas por dia.

 
 
 
Fonte: NSC
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.