O novo líder do ranking da Conmebol para o Mundial da Fifa e a situação de Grêmio e Inter.

River Plate ultrapassou o Boca Juniors e está próximo de garantir vaga na competição que será realizada nos Estados Unidos.

O novo líder do ranking da Conmebol para o Mundial da Fifa e a situação de Grêmio e Inter.

O River Plate é o novo líder do ranking que a Conmebol criou para definir duas vagas da América do Sul para o Mundial da Fifa em 2025, nos Estados Unidos. Com a vitória na noite de quinta-feira contra o Nacional, o clube argentino chegou a 73 pontos e ultrapassou o Boca Juniors.

O ranking leva em conta os resultados na Libertadores entre 2021 e 2024, com três pontos por vitória, um ponto por empate e mais três pontos por fase avançada na competição.

Neste momento, esta é a classificação:

- River Plate: 73 pontos
- Boca Juniors: 71 pontos (fora da Libertadores de 2024, não vai mais pontuar)
- Olimpia: 57 pontos (fora da Libertadores, não vai mais pontuar)
- Nacional: 46 pontos
- Independiente Del Valle: 42 pontos

Neste momento, River Plate e Boca Juniors estão garantindo as duas vagas pelo ranking da Conmebol para o Mundial de 2025.

A nova competição da Fifa será disputada nos Estados Unidos com 32 clubes, com o mesmo formato da Copa do Mundo de seleções de 2022, no Catar.

A América do Sul tem três clubes confirmados: Palmeiras (campeão da Libertadores de 2021), Flamengo (campeão da Libertadores de 2022) e Fluminense (campeão da Libertadores de 2023). O campeão da Libertadores de 2024 também garante vaga.

O título é a única chance do Grêmio, pois existe um limite de dois clubes por país no Mundial. A regra só pode ser quebrada se mais de dois clubes do mesmo país forem campeões da Libertadores. Foi o caso do Fluminense em 2023. E poderá ser de um clube brasileiro de 2024.

Se Palmeiras, Flamengo ou Fluminense vencer a Libertadores de 2024, serão três vagas pelo ranking. Neste caso, Olimpia e Nacional ficam de olho nesta possibilidade.

O Inter, neste ranking criado pela Conmebol, tem 52 pontos. Mas não tem chance de entrar no Mundial de 2025. Além de não estar na Libertadores de 2024, existe o limite de dois clubes do mesmo país para as vagas do ranking.

A nova chance para quem ficar de fora será no Mundial de 2029. Para isso, vão contar os resultados da Libertadores entre 2025 e 2028. O Mundial de clubes de 2029 poderá ser realizado na Espanha, Portugal e Marrocos, testando os estádios para a Copa do Mundo de seleções de 2030.

 

 
 
 
Fonte: Gaúcha / ZH
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.