Grêmio vence o Juventude e conquista o hepta do Gauchão pela segunda vez.

Gilberto abriu o placar para o Alviverde, mas o Tricolor virou a partida com gols de Cristaldo, Diego Costa e Nathan Fernandes.

Grêmio vence o Juventude e conquista o hepta do Gauchão pela segunda vez.

A história do Grêmio no Gauchão ganhou mais um capítulo especial. O Tricolor agora é duas vezes heptacampeão estadual. O título foi conquistado neste sábado (6), na Arena, após vitória de virada sobre o Juventude por 3 a 1. Gilberto abriu o placar. Cristaldo e Diego Costa fizeram os gols gremistas ainda no primeiro tempo. Nathan Fernandes fez o terceiro, na reta final da partida. Um feito histórico para Renato Portaluppi e seus comandados, e que se repete 56 anos depois da primeira sequência de sete títulos do clube.

Renato e Roger contaram com o que tinham de melhor à disposição para a decisão do Gauchão. Recuperados de problemas físicos, Geromel retornou ao time titular do Grêmio e Edson Carioca começou a partida pelo Juventude. Mayk, que cumpriu suspensão no jogo de ida, também recuperou seu lugar entre os titulares no Tricolor. O restante foram os mesmos jogadores utilizados na Serra.

A empolgação e o ânimo eram todos do Grêmio nos minutos iniciais, mas o Juventude teve a estratégia a seu favor. Quando a defesa gremista deu espaços após errar uma tentativa de pressão na saída de bola dos caxienses, a equipe de Roger Machado foi fatal.

Após trama de Jean Carlos pela esquerda, Lucas Barbosa recebeu na entrada da área e acertou Mayk. O atacante foi mais rápido, recuperou a posse da própria finalização e tocou na saída de Caíque. A bola ficou no pé de Gilberto, que completou para o gol com apenas quatro minutos de jogo.

O baque da desvantagem logo no início foi sentido. Logo depois da saída de bola, Mayk errou um passe e jogou a bola no pé de Jean Carlos. O meia arriscou o chute da entrada da área e parou em boa defesa de Caíque.

A sequência de erros acordou o Grêmio, que passou a empurrar o Juventude para dentro do seu próprio campo. Principalmente em jogadas pelos lados do campo, o Tricolor passou a construir oportunidades de gol. Todo recuado, o visitante na Arena esperava pela chance de encaixar um outro contra-ataque.

A resposta do Grêmio aconteceu com Cristaldo. O meia recebeu bola de Diego Costa e finalizou de primeira. A bola passou em frente ao gol de Gabriel. Gustavo Nunes teve a segunda chance de marcar. Cristaldo cabeceou um cruzamento de Mayk. Mas a bola quicou e ficou na condição de Gustavinho finalizar novamente. Gabriel fez a defesa.

Aos 29, outro erro quase custou caro ao Grêmio. Caíque tentou sair jogando, se atrapalhou com a bola e acabou derrubando Gilberto. O lance foi revisado pelo VAR, mas o jogo seguiu.

Quando parecia que o Juventude conseguiria trocar passes e amenizar a pressão do Grêmio até o fim do primeiro tempo, o Tricolor construiu a virada em dois minutos. Pavon fez boa jogada pela direita e fez o cruzamento. Cristaldo apareceu ao lado de Diego Costa, dominou na coxa e bateu para marcar, aos 41 minutos. A Arena ainda balançava da comemoração do empate quando começou o lance do segundo gol. Com 43 minutos, Pepê recuperou a bola após saída atrapalhada do Juventude, Diego Costa ganhou no corpo de Rodrigo Sam e chutou rasteiro. Ainda aconteceu um desvio na trajetória da finalização para vencer Gabriel. Virada gremista e festa da torcida nas arquibancadas ainda no primeiro tempo.

O Grêmio voltou do intervalo com a mesma equipe do primeiro tempo. O Juventude retornou ao gramado com Rildo no lugar de Edson Carioca. A pressão transformou o jogo em uma batalha, com as duas equipes trocando faltas. 

Em combinação com Rildo, Gilberto deu um susto na torcida gremista. O centroavante recebeu a bola pelo alto na área e finalizou. A presença de Kannemann atrapalhou e o chute saiu direto pela linha de fundo, com 15 minutos de jogo.
Uma confusão tomou conta do estádio aos 19 minutos. Diego Costa foi lançado, driblou Gabriel e foi derrubado. O árbitro Rafael Klein fez um sinal e a torcida interpretou que ele teria assinalado o pênalti. Mas a marcação foi de impedimento na origem do lançamento. Após dois minutos de revisão pelo VAR, o impedimento foi confirmado.

Cristaldo quase marcou na sequência, após cruzamento de João Pedro, mas parou em grande defesa de Gabriel. Roger resolveu renovar o fôlego do Juventude. Nenê e Mandaca entraram nos lugares de Lucas Barbosa e Jadson. Renato respondeu com as entradas de Dodi e Du Queiroz nas vagas de Pepê e Cristaldo.

O roteiro do primeiro tempo se inverteu nos últimos 15 minutos de jogos. O Juventude pressionava e o Grêmio buscava o contra-ataque. Soteldo e Nathan Fernandes entraram nos lugares de Gustavo Nunes e Pavon. Erick Farias foi a campo na vaga de Jean Carlos, no Juventude.

A proximidade do fim de jogo aumentou a tensão na torcida, que cantava alto tentando manter o Grêmio atento aos perigos do adversário. A luz dos celulares iluminou os minutos finais. E tornou o ambiente ainda mais bonito para a comemoração do gol de Nathan Fernandes, que sacramentou a conquista do título. Diego Costa recebeu a bola na área e tocou para o jovem bater para o fundo do gol e dar início nas comemorações do título aos 42 minutos de jogo. 

Agora com a hegemonia estadual mantida por mais um ano, o Grêmio sonha com voos mais altos no restante de 2024. O clube disputa o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Libertadores ainda nesta temporada. E com a esperança de preencher mais alguns capítulos da sua história de vitórias e conquistas.

Agora com a hegemonia estadual mantida por mais um ano, o Grêmio sonha com voos mais altos no restante de 2024. O clube disputa o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Libertadores ainda nesta temporada. E com a esperança de preencher mais alguns capítulos da sua história de vitórias e conquistas.

 

 

 

 

Próximo jogo

Terça-feira, 9/4 - 19h
Grêmio x Huachipato
Arena - Libertadores (fase de grupos)

 

 
 
 
 
Fonte: Gaúcha ZH
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.