Governo de SC faz lista de livros proibidos e ordena que saiam de circulação.

Livros devem ser banidos das escolas do Estado Recomendar correção.

Governo de SC faz lista de livros proibidos e ordena que saiam de circulação.

O governo de Santa Catarina elaborou uma lista de livros que devem ser banidos das escolas do Estado. Fazem parte da relação de obras proscritas um best seller de Stephen King, "It: A Coisa", e a obra futurista de Anthony Burgess "Laranja Mecânica", que deu origem ao filme de mesmo nome do cineasta Stanley Kubrick.

A lista dos proibidos inclui ainda "O Diário do Diabo: Os segredos de Alfred Rosenberg", o maior intelectual do nazismo, que narra detalhes sobre Adolf Hitler e o Terceiro Reich. Os títulos "Os 13 Porquês", que gira em torno das consequências do suicídio, e "A Química Entre Nós", que fala sobre amor e sexo a partir dos olhares da psicologia e da neurociência, também foram censurados pela Secretaria de Educação de Santa Catarina.

O governo de Santa Catarina distribuiu um ofício circular na terça-feira, 7, determinando a retirada dos livros da rede estadual de educação. No total, nove livros foram listados. Confira os títulos:

- A química entre nós (Larry Young e Brian Alexander);

- Coração Satânico (William Hjortsberg);

- Donnie Darko (Richard Kelly);

- Ed Lorraine Warren: demonologistas - arquivo sobrenaturais (Gerald Brittle);

- Exorcismo (Thomas B. Allen);

- It: A coisa (Stephen King);

- Laranja Mecânica (Anthony Burgess);

- Os 13 Porquês (Jay Ascher);

- O diário do diabo: Os segredos de Alfred Rosenberg, o maior intelectual do nazismo (Robert K. Wittman e David Kinney).

"Determinamos que as obras listadas sejam retiradas de circulação e armazenadas em local não acessível à comunidade escolar. Em breve enviaremos novas orientações", diz o ofício. O documento é assinado pelo supervisor regional da Educação, Waldemar Ronssem Júnior, e pela integradora Regional de Educação, Anelise dos Santos de Medeiros. 

 
 
 
Fonte: Correio do Povo
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.