Excesso de chuva gera preocupação com a colheita do milho destinado para silagem.

Excesso de chuva gera preocupação com a colheita do milho destinado para silagem.

O fator climático cria uma situação preocupante para safra que está iniciando nos municípios da região. O período mais intenso da colheita do milho destinado para a alimentação do gado, inicia na segunda quinzena de dezembro.

Conforme o Extensionista da Epagri de Tunápolis, Alberto Pittelkow, a produção de silagem conta com uso de máquinas e caminhões pesados que circulam nas lavouras. Com as frequentes chuvas, o alerta é grande devido a possibilidade de problemas aos produtores rurais, com as máquinas e com a qualidade da produção. O Extensionista manifesta preocupação com a compactação do solo que está bastante encharcado e pode gerar até atoleiros.

Alberto Pittelkow recomenda cautela no momento da colheita, procurando evitar os dias de maior umidade. Outra preocupação é com a qualidade da silagem que pode ficar abaixo do ideal em decorrência do excesso de chuva que gera queda no volume de alimento ao animais.

O Extensionista reconhece que esta é uma situação que pouco pode ser feito para mudar em virtude do curto período para ser feito a colheita. O Extensionista da Epagri de Tunápolis, destaca que o custo da produção segue bastante alto. Alberto Pittelkow cita a redução nos preços dos insumos para implantação das lavoras de milho, porém, com o alto custo do diesel, as empresas prestadoras de serviços não conseguem reduzir o valor das horas máquinas, e com isso o produtor rural vai ter que desembolsar recursos significativos para realizar a colheita.

O ataque de pragas e excesso de chuvas comprometem algumas lavouras de milho. O Extensionista da Epagri de Tunápolis, Alberto Pittelkow, destaca que a grande maioria das lavouras apresentam plantas com um porte abaixo do registrado nos últimos anos. Ele observa que estas áreas vão produzir menos massa de silagem e ao mesmo tempo aumentar o custo do alimento produzido.

Pittelkow destaca que o rendimento será menor e isso afeta a cadeia produtiva do leite, pois existe um planejamento de abastecer os silos e garantir alimento para o rebanho até a próxima safra. Conforme o Extensionista, os produtores utilizam variedades específicas com cada realidade e buscam acompanhar as tecnologias no plantio para a melhor safra possível.

 

 

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.