Estoque de vacinas estão zerados em SC desde setembro, aponta Dive.

Estoque de vacinas estão zerados em Santa Catarina desde setembro, aponta Dive Previsão é de que imunizantes fiquem disponíveis a partir de janeiro do ano que vem.

Estoque de vacinas estão zerados em SC desde setembro, aponta Dive.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) informou que o estoque da vacina contra a hepatite A, a tríplice viral e varicela estão com o estoque zerado no Estado desde setembro. Conforme o órgão, a previsão é de que elas fiquem disponíveis a partir de janeiro do ano que vem. 

De acordo com Chaiane Natividade Gonçalves, representante da Dive, a responsabilidade pela política de vacinação, que inclui desde a aquisição dos imunobiológicos até a distribuição para os estados, é do Departamento do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. 

— Sabemos que desde o desabastecimento, algumas crianças não iniciaram o seu esquema vacinal ou não finalizaram. A nossa orientação é que os profissionais de saúde do município façam uma listagem dessas crianças, para que assim que o município receber as vacinas, eles possam fazer a busca ativa dessas crianças — diz Chaiane.

Conforme a Dive, os imunizante contra a tríplice viral e hepatite A serão disponibilizadas no Estado a partir de janeiro. A Diretoria não informou, entretanto, quando haverá a vacina da varicela em Santa Catarina.

 

O que diz o Ministério da Saúde

Procurado pela reportagem do NSC, o Ministério da Saúde informou, em nota, que entregou a Santa Catarina 4,3 mil doses da vacina de varicela no dia 30 de novembro. 

 

“Esta entrega fez parte de um lote de 291,8 mil doses da vacina destinadas aos 26 estados e ao Distrito Federal. A entrega das vacinas aos municípios é competência das Secretarias Estaduais de Saúde (SES)”, informa. 

De acordo com o Ministério, em março deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão temporária da vacina da varicela para avaliação da qualidade do imunizante, considerando que houve mudanças no método de produção. 

“Após essa fase de análise, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) liberou o uso da vacina, procedimento seguido pela Anvisa, em julho. Contudo, a interrupção ocasionou um atraso no abastecimento global da vacina, inclusive por parte do produtor que atende o Brasil, o que resultou no desabastecimento em alguns estados no segundo semestre”. 

Agora que a vacina foi liberada pela Anvisa, o Brasil recebeu um milhão de doses, que estão em estoque e passam pela avaliação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). Assim que forem liberadas, o Ministério da Saúde irá distribuí-las aos estados e municípios, regularizando totalmente os estoques da vacina de varicela no país.

O Ministério da Saúde também informou que, de janeiro a dezembro de 2023, foi enviado à Santa Catarina 906 mil doses da vacina Tríplice Viral e 83,7 mil doses de Hepatite A, “sendo 3,5 mil para CRIEs (adulto) e 80,2 mil para a vacinação de rotina pediátrica”.

 
 
 
Fonte: NSC
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.