Em busca de articulador, Grêmio aposta em meia argentino.

Nova gestão mandou oferta de compra ao Huracán por Franco Cristaldo, 26 anos.

Em busca de articulador, Grêmio aposta em meia argentino.

O Grêmio mira na Argentina um novo candidato para ser o articulador da equipe em 2023. Franco Cristaldo, 26 anos, é uma das apostas da gestão que assume nesta quarta-feira (16) o comando do clube. O meio-campista do Huracán é o clássico camisa 10, e foi o fenômeno do futebol argentino da última temporada no país. Um jogador de refino técnico, que leva perigo ao gol adversário, e com qualidade e inteligência para organizar o setor ofensivo. 

Além de assistências, foram 10 na última temporada, Cristaldo também revelou a capacidade de ser um goleador. O camisa 10 foi o vice-artilheiro do campeonato, com 14 gols em 27 jogos. Um rendimento que despertou a atenção da nova direção de Alberto Guerra, que aposta na contratação do jogador para reforçar o clube no retorno à Série A.  No vídeo abaixo, confira os principais lances do meia argentino pelo Huracán no Argentino.

Franco Cristaldo quase veio para o Brasil em 2022, mas a negociação entre Santos e Huracán caiu após estar alinhada. O clube paulista aceitou pagar US$ 3,5 milhões, cerca de R$ 18 milhões, pelo jogador. Mas uma série de exigências feitas pela direção do clube argentino inviabilizou o acerto. Primeiro, a proposta de pagamento parcelado travou o negócio. Mesmo com a concordância em receber o valor em duas parcelas, as garantias bancárias apresentadas pelo Santos não convenceram o Huracán. O negócio foi desfeito, e o meia seguiu no time argentino.

Apesar do sucesso no último ano, Cristaldo demorou a se afirmar no mercado argentino. O jogador é um caso de despertar tardio no futebol. Revelado nas categorias de base do Boca Juniors, estreou como profissional em 2014. Fez parte do grupo na temporada seguinte, mas não conseguiu se convencer como uma das opções prioritárias da equipe. Ficou 18 meses na Espanha, entre passagens pelo Elche e Rayo Vallecano, na disputa da segunda divisão. 

Ao retornar à Argentina, rodou por Defensa Y Justicia, San Martin e Central Córdoba. Como ocorreu em sua experiência na Europa, teve pouca sequência de jogos e dificuldades de afirmação no time titular. A ida para o Huracán mudou a trajetória da carreira. Além de mais oportunidades em campo, uma mudança tática também o tornou um dos destaques do futebol argentino. Passou a atuar mais centralizado, e menos como um jogador de lado de campo. O passo seguinte ocorreu com o técnico Diego Dabove, que passou a escalar o jogar como "enganche". Como meia central, próximo do centroavante e quase sem tarefas defensivas, o estilo de jogo de Cristaldo desabrochou de vez. O camisa 10 terminou a última edição do campeonato argentino com 14 gols, segundo na lista de artilheiros da competição. Mesmo que tenha feito oito de pênalti, o desempenho chamou a atenção dos clubes de maior investimento no país.

Ex-colega de Boca, o agora técnico Fernando Gago pediu a contratação do meia para a direção do Racing. Cristaldo também foi cogitado como opção no River Plate para a reformulação que será promovida pela saída de Marcelo Gallardo do comando da equipe. Mas o negócio não deve evoluir pela identificação de Cristaldo com o Boca, o jogador se diz torcedor do clube, e pelo time da Bombonera ainda ter 50% de seus direitos econômicos.

Mesmo antes da posse, com o auxílio de investidores para ajudar no pagamento, Alberto Guerra entrou em contato com o Huracán e com o representante do jogador para fazer a contratação. O valor é semelhante ao que foi oferecido pelo Santos, mas a oficialização das tratativas só será levada adiante a partir desta quarta (16). Além de Cristaldo, o Grêmio também mandou oferta de compra ao Nacional-URU pelo volante Felipe Carballo, de 26 anos. A expectativa é de que até o final desta semana as negociações evoluam.

Ficha técnica:
Nome completo: Franco Sebastián Cristaldo
Data de Nascimento: 16/8/1996 (26 anos)
Altura: 1m75cm
Pé dominante: direito
Clubes: Boca Juniors (base e profissional), Elche-ESP, Rayo Vallecano-ESP, Defensa Y Justicia, San Martin, Central Córdoba e Huracán
Números em 2022: 41 jogos, 17 gols e 10 assistências

 

 

 
 
 
Fonte: Gaúcha / ZH
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.