El Niño tem início antecipado e entenda impactos em SC.

O El Niño teve início confirmado pela agência climática norte-americana NOAA nesta quinta-feira, 08.

El Niño tem início antecipado e entenda impactos em SC.

O El Niño teve início confirmado pela agência climática norte-americana NOAA nesta quinta-feira, 08. O fenômeno climático é reconhecido quando é identificado um aumento anormal da temperatura superficial do oceano Pacífico na altura da linha do Equador, o que altera a evaporação da água e a circulação dos ventos, causando um efeito em cadeia no clima de impactos globais.

O fenômeno já era esperado para 2023, mas chegou com antecedência de dois meses e ainda tem possibilidade de crescer, segundo a NOAA. Há 84% de chances de o evento atingir uma intensidade moderada ao longo do inverno e 56% de se tornar forte, ainda conforme a agência dos Estados Unidos, que prevê também que os efeitos do El Niño perdurem ao menos até o começo do próximo ano.

Em Santa Catarina, o fenômeno promove o aumento da umidade e das temperaturas, o que amplia o volume de chuvas e também de temporais. Esse cenário se estende a outras partes do Sul do país.

Embora não seja citada pela NOAA até aqui, é mantida ainda no radar de meteorologistas a possibilidade de o fenômeno chegar a um estágio de Super El Niño, com efeitos ainda mais intensos. O último evento desse nível ocorreu entre 2015 e 2016, com registros de enchentes em Santa Catarina.

Fonte: central noticias

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.