De volta, Geromel vira opção no Grêmio após teste em jogo-treino.

Zagueiro passou oito meses em recuperação de lesões no joelho esquerdo.

De volta, Geromel vira opção no Grêmio após teste em jogo-treino.

Mesmo com a janela de transferências fechada, o Grêmio ganhou um reforço de peso. Geromel cumpriu nesta quinta-feira (3) o último teste antes da liberação final da comissão técnica. O zagueiro, que completa 38 anos em setembro, participou dos 70 minutos do jogo-treino contra o São José e agora está em condições para ser utilizado novamente em jogos — sua estreia em 2023 só depende de Renato Portaluppi. Um recomeço difícil depois de uma temporada (2022) em que atuou em 46 dos 55 jogos. 

A ausência de Geromel dos oito primeiros meses deste ano aconteceu por conta de uma lesão sofrida ainda durante a pré-temporada. Na parte final de uma atividade no gramado do CT Luiz Carvalho, no dia 5 de janeiro, o zagueiro teve de deixar o campo carregado. Os exames de imagem realizados identificaram inicialmente uma lesão no menisco do joelho esquerdo. 

O problema sofrido no local foi corrigido com a realização de uma artroscopia. Mas o que parecia uma lesão aparentemente simples mascarou um problema mais grave. Em maio, o defensor concedeu entrevista coletiva e revelou motivo para o atraso em seu retorno. Além do problema no menisco, um edema ósseo o impedia de se movimentar sem sentir fortes dores.

— Estou agoniado que não estou conseguindo jogar. Me dói. Ano passado, joguei quase 50 partidas. Estou me sentindo bem fisicamente, mas foi uma lesão que aconteceu. Estou querendo jogar, mas não estou conseguindo. Não estou 100%, vou ter de esperar mais um pouco. Em 15, 20 dias, vou fazer outro exame e espero que essa situação tenha se resolvido — comentou em entrevista no dia 5 de maio.

O vilão desta história esteve escondido no início da recuperação da cirurgia. O dano causado pela batida de osso com osso no momento da lesão no menisco do joelho esquerdo atrasou todo o processo. A cirurgia corrigiu o problema da articulação, mas no retorno aos primeiros trabalhos físicos a dor indicava ainda a presença do edema ósseo. E só o tempo resolveu essa questão. O roteiro do tratamento foi de repouso, medicação para dor e fisioterapia. 

A liberação clínica ocorreu cerca de um mês atrás, mas ainda foi necessário um período de recondicionamento físico. Por conta da idade mais avançada do jogador, o clube entendeu que seria importante respeitar os sinais dados durante as avaliações. O processo de recuperação, mesmo que mais lento do que o desejado, foi respeitado.

O defensor cumpriu as etapas de uma pré-temporada quase particular. Depois de completar as primeiras atividades no campo, veio a liberação para os treinos com bola. O teste final foi no jogo-treino contra o São José. Se estiver bem na reapresentação de desta sexta-feira (4), a tendência é de que já integre a lista de relacionados nos próximos jogos.

Geromel teve o contrato renovado para 2023 por conta de uma cláusula ativada após participar de 60% dos jogos do ano passado. O clube confirmou a ampliação do vínculo no dia 1º de agosto do ano passado.

— Vou encerrar minha carreira no Grêmio. Estou renovando e espero encerrar minha carreira aqui. Minha carreira foi pautada por 10 anos de Europa, ninguém me conhecia aqui. Minha família nunca me viu jogar e nunca pude jogar em clubes que brigam por títulos. Aqui, tive a felicidade de jogar decisões. Queria mostrar para mim mesmo que tinha essa capacidade. Cheguei aqui e não tinha nenhum título. Com 30 anos, fui convocado para Seleção e meu exemplo é bom de ser seguido pelos mais jovens: não desistir. Já tive inúmeras ofertas, propostas para sair, mas ficando aqui foi a melhor decisão que eu tomei — afirmou na época.

Resta saber se o fim da carreira de um dos grandes nomes a vestir a camisa do Grêmio será neste dezembro, quando se encerra seu contrato atual, ou se acontecerá uma nova ampliação de vínculo e a aposentadoria ficará para o futuro.

 
 
 
Fonte: Gaúcha / ZH
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.