Confira a lista de produtos “proibidos” na lista do material escolar, segundo a Defensoria de SC

Regras, segundo o órgão estadual, valem tanto para as escolas particulares quanto públicas

Confira a lista de produtos “proibidos” na lista do material escolar, segundo a Defensoria de SC
A Defensoria Pública de Santa Catarina divulgou uma relação de produtos que não podem ser exigidos pelas instituições de ensino na lista do material escolar. São itens como copos, algodão e até papel higiênico. As regras, segundo o órgão estadual, valem tanto para as escolas particulares quanto públicas.

A medida está prevista na Lei n. 9.870/99, que diz que “será nula cláusula contratual que obrigue o contratante ao pagamento adicional ou ao fornecimento de qualquer material escolar de uso coletivo dos estudantes ou da instituição, necessário à prestação dos serviços educacionais contratados, devendo os custos correspondentes ser sempre considerados nos cálculos do valor das anuidades ou das semestralidades escolares”.

Projeto de internação involuntária de pessoas em situação de rua chega à Câmara de Florianópolis
Isto significa que o material escolar é para uso individual do estudante nas atividades pedagógicas e não para uso coletivo de outros alunos ou da instituição. Além disso, a legislação aponta que não é permitida a cobrança de taxas extras para custear despesas como luz, água ou telefone.

A Defensoria pontua, ainda, que a instituição não pode exigir a aquisição de produtos de marca específica e determinar a loja ou livraria onde o material deve ser comprado. A exceção é para o uniforme escolar ou no caso de apostilas, se referente ao projeto didático.

A orientação aos pais e responsáveis é de que se a instituição insistir em cobrar os materiais que não são permitidos, a pessoa deve procurar o Procon para registrar reclamação.

Confira a lista de materiais proibidos

Copos, pratos e talheres descartáveis

Esponja para pratos

Guardanapos

Fitas adesivas

Papel higiênico

Flanela

Algodão

Sacos plásticos

Material de limpeza

Carimbo

Canetas de lousa

Cartucho ou toner

Giz branco ou colorido

Grampos para grampeador

Marcador para retroprojetor

Medicamentos

Clipes para papel

Pasta suspensa

Fitas dupla face
 
 
 
Fonte: NSC
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.