Capacitações estão entre as prioridades para a criação de suínos.

Capacitações estão entre as prioridades para a criação de suínos.

A suinocultura segue batendo recorde de exportações e apresenta resultado positivo para os produtores. O desafio é manter a qualidade e melhorar os sistemas de integração. Conforme o presidente da Associação dos Suinocultores de São João do Oeste, Renato Reichert, algumas ações ficaram mais discretas com a pandemia, exigindo inclusive reuniões e treinamentos online. Ele considera que a organização das CADEC's visa melhorar o retorno aos suinocultores diante do alto faturamento das agroindústrias em um cenário favorável das exportações com a alta do dólar.

As capacitações estão entre as prioridades para a evolução do setor e maior faturamento dos produtores. Reichert cita como exemplo o curso que ele está realizando de técnico em agronegócio. São dois anos de duração com aprendizado relevante para aprimorar o trabalho que é realizado nas propriedades. O Presidente da Associação dos Suinocultores salienta que é preciso sair da propriedade em busca de conhecimento. Reforça que a formação de técnico em agronegócio gera novas oportunidades e o curso é de fácil acesso.

Renato Reichert avalia que muitas vezes as pessoas se acomodam nas propriedades sem aperfeiçoamento que pode gerar alternativas de faturamento. O Senar é apontado como um grande aliado, pois o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural possui parcerias com os Sindicatos dos Produtores Rurais e várias oportunidades de treinamentos.

Renato aponta a necessidade de trabalhar para melhorar o retorno aos produtores. Para ele, as capacitações via internet tiveram crescimento significativo durante a pandemia e muitos cursos serão mantidos neste sistema. Observa que são pequenos detalhes que fazem a diferença no desenvolvimento dos animais, redução de custos e resultado positivo na comercialização. Para ele, o suinocultor precisa agir e participar de organizações em busca de seus direitos e rendimentos nas integrações.

 

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.