Após julgamento, Grêmio está liberado para ter torcida em seus jogos, mas setor norte é interditado.

O clube terá de manter área onde fica a torcida Geral do estádio interditada por mais sete partidas.

Após julgamento, Grêmio está liberado para ter torcida em seus jogos, mas setor norte é interditado.

Quinta-feira (2), contra o São Paulo, o torcedor estará de volta às arquibancadas. O Grêmio foi julgado nesta segunda-feira (29) pela invasão de torcedores ao gramado da Arena, na derrota por 3 a 1 para o Palmeiras, em 31 de outubro. Porém, o setor norte, onde fica a Geral do Grêmio, ficará interditado por mais sete partidas. A decisão foi tomada em sessão no plenário virtual do STJD ( Superior Tribunal de Justiça Desportiva). O clube também foi punido com multa de R$ 100 mil.

A pena de interdição da área onde fica a Geral do Grêmio foi de dez jogos, como o time de Vagner Mancini disputou as partidas contra Fluminense, Bragantino e Flamengo com as arquibancadas vazias, o setor interditado terá de ficar sem receber público por mais sete confrontos. 

O clube havia sido denunciado pelo procurador-geral, Ronaldo Piacente, nos artigos 213 (invasão de campo) e 211 (deixar de manter o estádio com estrutura necessária para garantir segurança) do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). A pena máxima poderia chegar a 10 mandos de campo, além de uma multa de até R$ 100 mil. Dentro destes dois artigos, o clube foi indiciado pela Procuradoria por cinco infrações:

- Invasão de campo
- Arremesso de pedras para o gramado
- Uma segunda invasão de torcedores
- Princípio de briga entre as torcidas de Grêmio e Palmeiras
- Confronto com a polícia no estacionamento do estádio

Em sua defesa, o Grêmio argumentou que os 24 torcedores que invadiram o gramado da Arena e quebraram a cabine do VAR foram identificados. Um vídeo mostrou todos eles, com nome completo e informações como número de documentos, número do telefone e endereço onde moram. 

Mesmo antes de ir a julgamento, o Grêmio cumpria uma liminar que o proibia de ter torcida nos seus jogos, tanto como mandante quanto como visitantes. A medida  havia sido acatada por Otávio Noronha, presidente do Tribunal. Por duas vezes o departamento jurídico gremista tentou, sem sucesso, derrubar a medida.

O lateral Rafinha também foi julgado por conduta antidesportiva ao xingar a equipe de arbitragem, mesmo sem ter sido relacionado para a partida por estar suspenso. Ele pegou gancho de um jogo, a ser cumprido contra o São Paulo.

 

 
 
 
Fonte: Gaúcha/ZH
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!