4 a cada 10 veículos de transporte escolar de SC andam sem autorização do Detran.

Dado significa que, em média, 1.584 veículos de transporte escolar no Estado transitam com crianças e adolescentes sem licenciamento adequado.

4 a cada 10 veículos de transporte escolar de SC andam sem autorização do Detran.

Quatro em cada dez — cerca de 41,1% — dos veículos que atuam com transporte escolar em Santa Catarina não possuem autorização para a atividade no Detran (Departamento Estadual de Trânsito), revelou um estudo do TCE (Tribunal de Contas de Santa Catarina) nesta quinta-feira (1º).

O estudo examinou processos de licitações e contratos de transporte escolar de 2022 e 2023 em 63 municípios do Estado, três de cada uma das 21 Associações de Municípios do Estado.

Conforme o TCE, apenas sete municípios da amostra têm 100% da frota tem a autorização em dia.

Ainda segundo o levantamento, 43,5% dos veículos não tinham realizado a inspeção semestral de segurança para verificação de equipamentos obrigatórios.

Conforme o painel de estatística do Detran, Santa Catarina possuí 3.855 veículos — entre ônibus, micro-ônibus e vans — que atuam no transporte escolar no Estado.

Se a porcentagem for aplicada ao número, significa que, em média, 1.584 veículos transportam crianças e adolescentes para a escola sem autorização.

42% dos veículos de transporte escolar registraram infrações de trânsito

Segundo o TCE, 42% dos veículos de transporte escolar tinham registro de infrações de trânsito. Destes, 15,9% eram infrações gravíssimas.

Conforme o Detran, tanto realizar o transporte escolar sem portar uma autorização, como não possuir o licenciamento são consideradas infrações gravíssimas. A pena para infrações gravíssimas são sete pontos na carteira, multa vezes cinco e remoção do veículo.

O relatório aponta ainda que 53,8% dos veículos da frota são de empresas contratadas ou concessão do transporte escolar e 593 46,2% são do municípios ou da SED (Secretaria de Estado da Educação) que cede ao serviço de alguns municípios.

A maioria dos motoristas, (55%), dirigem veículos da frota contratada, ao passo que (45%) conduzem a frota própria e/ou da SED.

Detran SC quer criar portal para pais consultarem autorização de frota escolar

Desde o final de 2023 o Detran trabalha para criar um portal onde pais, responsáveis e população possa checar se determinada frota de transporte possuí autorização para circular.

Conforme a pasta, ainda não há previsão para que o portal seja lançado.

 
 
 
Fonte: ND+
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.